musica som vibracao sonora Conceito, Características da Música e Som   Melodia, Harmonia e Ritmo

Música é a arte de manifestar os diversos afetos através do som, ou a música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo.

A música é composta em várias partes:

  • Melodia – conjunto de sons sucessivos, dados um após o outro, ou seja, sentido horizontal da música.
  • Harmonia – conjunto de sons simultâneos, dados de uma só vez, sentido vertical da música.
  • Contraponto – conjunto de linhas melódicas em ordem simultâneas, interdependentes e no sentido vertical e horizontal da música.
  • Ritmo - valor, ordem e proporção dos sons da melodia e harmonia.

Som é o que ouvimos através das vibrações de corpos elásticos. A vibração põe em movimento o ar em forma de ondas sonoras que se espalham em todas as direções simultaneamente, atingindo as membranas do tímpano, fazendo-a vibrar. As vibrações são transmitidas ao cérebro em forma de impulsos nervosos, e a partir daí, o cérebro as identifica como tipos de sons diferentes

A vibração pode ser Regular, quando produz sons de altura definida, ou seja, notas musicais ou sons musicais. Temos por exemplo o som de instrumento musical com notas definidas, como um violão, um piano, uma flauta, etc.

.A vibração Irregular, a que produz sons de altura indefinida, os chamados barulhos. Temos como exemplo o som de carro, de uma buzina, de uma explosão, instrumentos de percussão, etc. Na música podem ser usados sons regulares e sons irregulares.

……….Deixe aqui no blog Essas e Outras seu comentário.