Lição de casa

Conquista da América Espanhola, Resumo: Guerras Civilizações Indígenas

Conquista da América Espanhola, Resumo: Guerras Civilizações Indígenas

.Com a Descoberta da América pelo navegador Cristóvão Colombo, as terras encontradas passaram a ser disputadas por Portugal e Espanha. Para controlar a disputa entre esses países, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente entre os dois países, sendo Espanha com oeste e Portugal com leste.

A parte que ficou para a Espanha, assim como a que ficou com Portugal, foi colonizada de forma exploratória. Assim que encontraram os ameríndios, osespanhóis perceberam que não seria tão fácil quanto haviam imaginado tomar posse da terra.

Como o interesse deles era de ocupar o espaço apropriando-se de suas riquezas, não havia espaço para os nativos com sua cultura e hábitos "estranhos". O problema era: como conquistar a terra dos indígenas que se encontravam em maior número e sabiam como sobreviver no continente que era totalmente estranho para os espanhóis?

As civilizações que ocupavam o territórios que foi tomado pelos espanhóis eram altamente desenvolvidas. Os Incas, Maias e Astecas, dentre outros povos, possuíam domínio de muitas áreas do conhecimento sendo que os Maias viviam em verdadeiras cidades muito bem construídas.

.Mas então como os espanhóis conseguiram dizimar populações tão grandes e bem organizadas? A explicação está numa série de fatores que ajudaram os conquistadores. O primeiro seria a conhecida "guerra biológica", as doenças trazidas pelo homem branco que levaram a morte milhares de nativos que não tinham imunidade a elas.

Podemos ainda considerar as religiões de alguns desses povos que previam a vinda de deuses. Acredita-se ainda que a vinda dos espanhóis coincidiu com uma profecia asteca que falava em deuses montados em grandes animais, que depois foram confundidos com os cavalos. Tudo isso deu a eles a oportunidade de se aproximar dos povos e conhecê-los melhor.

Por fim podemos destacar a superioridade tecnológica bélica dos espanhóis. Apesar dos conhecimentos científicos dos indígenas, eles não tinham como vencer as armas de fogo e táticas de guerra dos europeus. Eles ainda possuíam o que chamamos de "inocência" em relação aos verdadeiros interesses do homem branco.

O fato é que os ameríndios foram massacrados e tiveram suas terras tomadas. Os espanhóis acabaram impondo sua cultura, língua e religião. Mais tarde eles as terras americanas foram entregues aos chefes conquistadores com amplos poderes para construir fortalezas, fundar cidades, evangelizar os índios e deter o poder jurídico e militar.

Mas e você, o que achou das informações Conquista da América Espanhola??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • a conquista da america espanhola
  • conquista da américa espanhola
  • a conquista da américa espanhola resumo
  • a conquista da america
  • america espanhola resumo
  • conquista espanhola na américa
  • a conquista espanhola na américa

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. William Fernando oliveira de souza disse:

    Ai nós podemos ver a maldade humana. dizimar uma população inteira por pra que.

  2. Karol disse:

    Adorei! estava precisando de um resumo exatamente assim!

  3. Andresa disse:

    Adorei! assim posso fazer meu trabalho kkkkk- de Historia valeu!

  4. maria disse:

    adoreiiii historiaaa

  5. Marilia disse:

    Ajudou d mais Dez garantido agora!!!

  6. ana flavia disse:

    ameiiiii ….agora dar para fazer meu trabalho..

  7. Julieta disse:

    muuuuito bom!! ajudou bastante! Parabéns pelo desempenho.

  8. Mary disse:

    Otimo me ajudou muito obrigada!!!! 🙂

  9. lucas disse:

    muito vida loka

     

  10. Guilherme disse:

    Parabéns pelo resumo! Me ajudou bastante! 

  11. Náh Náh Coutto disse:

    Muito bom meu islide ficou ótimo meus 15 pontos estão garantidos agr… 🙂

  12. Leila disse:

    Muito bom….Queria saber mais; batalhas, personagens-generais, países específicos, cronologia, criollos, iluminismo-movimento literário, interesses eua e inglaterra…Pós civilizações antigas. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.