Scroll Top

Testes & Jogos

Correndo com os Glitchs ou Bug nos Jogos Eletrônicos – Vídeo de Exploração de Glitchs

Correndo com os Glitchs ou Bug

Glitch ou Bug é um termo que é usado na computação e derivadas para indicar uma falha no sistema. A palavra Glitch é de origem alemã e significa “escorregadio”. Falarei aqui sobre a exploração de Glitchs em vídeo games.

No meio da cultura games, existe uma modalidade na qual é chamada de speedrun, que por si só já nos propõem a concluir de maneira correta o que vem a ser. Justamente, o speedrun é uma modalidade que consiste em fazer o jogo no menor tempo possível. Parece simples não? Você pode pensar: “Ahh o mais viciado e habilidoso irá ter posse do melhor tempo.” Mas na verdade isso foi levado tão a sério que experts em matemática, computação e montagem de games entraram em cena para propor falhas nos sistemas a fim de fazer em tempos milagrosos.

correndo-com-os-glitchs-nos-jogos

Efeito do Glitchs nos jogos

Cálculos aplicados no tempo diante das falhas apresentadas nos sistemas permitem, por exemplo, que o jogador faça com que o jogo (sistema) “não entenda” o que está acontecendo e permita desde uma simples troca de itens até o transporte do personagem para o final do jogo, mesmo que não tenha feito quase nada ou até mesmo nada. Basicamente a engenharia do software está sendo burlada mecanicamente. Mesmo sendo uma forma que começou a ser conhecida de maneira não proposital, já que desde sempre foram notados erros na eletrônica e computação, tal façanha ganhou espaço na cultura nerd e gamer.

É um tanto quanto bizarro ver isso acontecer, pois nos leva certa reflexão sobre como o espaço, percepção, computação e matemática se fundem. Outra façanha possível de realizar, é a substituição dos objetos que estão colocados em um bloco de byte que consiste em fazer o hardware não conseguir calcular a tempo que será imposto pelo jogador, surgindo uma mecânica irreal no jogo. Como por exemplo, gerar veículos ou roupas não existentes.

Abaixo deixei um vídeo de exploração de glitchs bem estranhos do jogo Ocarina of Time, um jogo demorado, mas que foi concluído em 15 minutos.

Vídeo de exploração de glitchs

 

https://www.youtube.com/watch?v=sFNULXGIQUg

 

Gostou da matéria sobre os glitchs ou bug? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Correndo com os Glitchs ou Bug nos Jogos Eletrônicos – Vídeo de Exploração de Glitchs!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: