Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Crescimento Infantil: Etapas da Infância e Controle da Estatura

Crescimento Infantil: Etapas da Infância e Controle da Estatura.

crescimento-infantil-12Seu filho está crescendo e você está preocupada com que estatura ele vai ficar e o que pode fazer para que ele cresça alguns centímetros a mais? Confira aqui no blog Esssas e Outras algumas dicas e cuidados que devemos ter com nossas crianças em fase de crescimento.

Veja o que pode influenciar na estatura de seu filho e quanto ele pode crescer.

O crescimento da criança acontece em intensidade diferente, uma criança saudável cresce em etapas desiguais, com períodos variados de maior e menor crescimento.

São períodos que o crescimento  é acelerado e outros mais lentos influenciados por diversos fatores que modificam o potencial de crescimento da criança e que atuam de forma conjunta ou independente.

Na maioria dos casos de crianças saudável, o crescimento é previsível, seguindo a tendência genética, as alterações na produção hormonal e o padrão típico de progressão de peso, comprimento e circunferência cefálica.

A velocidade de crescimento é o ganho de estatura em um determinado período de tempo e pode ser influênciado por circunstâncias vividas pela criança.

O que pode interferir negativamente no crescimento infantil  são:

  • As emoções;
  • Maus tratos;
  • Abusos e abandono;
  • Fatores nutricionais;
  • Doenças que impedem e dificultam a absorção dos nutrientes dos alimentos como verminoses, intolerâncias alimentares, insuficiência renal, problemas de tireoide, deficiências do hormônio de crescimento (GH) e alterações da glândula hipófise.

Para que a estatura siga as tendências genéticas, a criança deve viver num ambiente saudável e sem doenças. Para que o crescimento infantil seja normal é necessário um bom acompanhamento médico, para identificar precocemente possíveis problemas de sáude, corrigindo a tempo para que não interfira negativamente na estatura final.

 

Veja as etapas da estatura

 

  • Do nascimento ao primeiro anos de vida, o crescimento infantil de dá rapidamente  e é influenciado diretamente pela nutrição em que a criança é submetida. A falta de alimentação adequada, leva à doenças que atrapalham o crescimento infantil normal.
  • Dos três anos até a puberdade, o crescimento vai depender principalmente do hormônio de crescimento e hormônios produzidos pela glândula tereoide. O excesso de hormônios ou a falta trarão consequências notáveis no crescimento infantil.

 

Fatores que influenciam o crescimento infantil

 

Atividades físicas como correr, brincar, andar são fatores essenciais para o bom crescimento infantil. Essas atividades físicas e outras como andar de bicicleta, pular cordas e outras brincadeiras infantil, além de manter o peso ideal na criança, trabalha a musculatura e a mineração óssea e corrigi vícios de postura.

Somente os exercícios não bastam para mudar o padrão determinado geneticamento para a estatura do seu filho, podendo até prejudicar se forem feitos de forma exagerada. A obesidade, a puberdade atrasada ou acelerada, deficiência ou falta de cortisol e sindromes genéticas podem afetar o crescimento infantil.

 

Como controlar o crescimento infantil

 

Procure observar se as roupas e sapatos estão ficado pequenas e apertadas ou quando seu filhote é o menor da turma da escola. Estes sinais são incontestáveis e devem ser analisados e então procurar uma orientação de um médico  endocrinologista, que fará um tratamento investigando a causa da doença com exames laboratoriais e radiológicos.

O tratamento  para deficiência de crescimento é feito com reposição de GH, que deve ser administrado somente com orientação e prescrição médica.

Gostou das dicas sobre crescimento infantil? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Fonte – Revista da Drogaria São Paulo.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Crescimento Infantil: Etapas da Infância e Controle da Estatura!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: