Horta e Jardinagem

Cuidados com Orquídeas – Dicas para Fazer Mudas

Cuidados com Orquídeas – Dicas para Fazer Mudas

cuidados-com-orquídeas-como-fazer-mudas-em-casaLindas, com flores que podem durar várias semanas e algumas até três meses, dependendo da qualidade da planta, as orquídeas fazem sucesso sempre.

Na decoração de uma mesa, de festa de casamento, de um evento, é a flor mais requisitada e mais sofisticada. Ela lembra bom gosto e requinte onde estiver.

Cultivar orquídeas em casa, diferente do que parece, não é difícil, basta alguns cuidados e você terá linda planta que poderá florir até duas ou três vezes ao ano como é o caso da Phalaenopsis.

A orquídea pode ser mini, média ou com flores maiores. Quem já não se rendeu a um cacho de orquídea chuva de ouro?

Com cores e tamanhos variados, temos uma diversidade incrível de orquídeas no Brasil, muitas originais outras enxertadas e de beleza ímpar.

Para você que quer ter um orquidário ou manter em casa alguns vasos da planta, confira dicas de cuidados com orquídea e como mantê-la viçosa e linda.

Cuidado com orquídeas

orquídea-chuva-de-ouro-grande-Como fazer novas mudas

Vamos começar com a multiplicação da orquídea phalaenopsis, a mais popular de todas elas, onde uma nova muda pode ser feita através da haste da flor. Corte a haste três nós acima da raiz, assim que as flores secarem.

Divida esta haste em pequenos pedaços de mais ou menos 7 cm, sempre com um nó em cada pedacinho. Use canela em pó nos cortes, para evitar contaminação de fungos deixe cicatrizar por 3 dias.

Num recipiente transparente, que pode ser uma tigela ou uma garrafa PET, coloque musgo desinfetado numa solução com água e água sanitária e deixe agir por 5 minutos e enxagüe bem em água corrente.

No recipiente escolhido, forre com o musgo ou esfagno limpo, espalhe as hastes cortadas, borrife uma solução de vitamina B e hormônio de crescimento, diluídos em água. Cubra com dois centímetros de musgo e tampe com plástico filme ou vede com fita adesiva se for garrafa PET e aguarde formar novas mudas.

A parte que ficou abaixo da planta mãe,  vai brotar outro pendão ou haste de flor. Se sua orquídea estiver fraca, corte então a haste bem embaixo, assim ela não irá florir mais este ano e a energia vai toda para a muda.

 – Plante suas novas mudas em vasos de barro de preferência, assim elas não vão correr o risco de ficarem encharcadas e apodrecer as raízes.

 – Use substratos nas mudas de orquídeas e nunca terra. O substrato é o habitat natural das orquídeas e vão absorver água para a planta.

 – Mantenha as raízes dois dedos dentro do vaso.

 – Preste atenção nas manchas das folhas, que pode ser sinal de fungos ou praga. O recomendado é lavar as folhas e raízes com detergente diluído em água ou sabão de coco puro, passado nas folhas atingidas pela praga, deixe descansar por 24 horas na sombra e lave bem. Após este tratamento, replante sua orquídea. Desinfete ou troque o vaso para evitar nova infestação.

As orquídeas precisam de luz indireta, se faltar luz as folhas vão ficar escuras.

Escreva seu comentário sobre os cuidados com orquídeas.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer mudas de orquideas
  • facebook Isamara orquidea
  • Orquídeas como fazer mudas
  • fazer mudas de orquídeas na água
  • mini orquidea caiu as flores as hastesverde
  • orquidia com flor pode troca vaso
  • palha de coqueiro da para fazer vaso para orquidea

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.