Horta e Jardinagem

Cuidar da Lavanda – Rega, Adubagem, Poda, Lugar Ideal

Como cuidar da Lavanda, dicas de plantio, como regar, Adubagem, Poda, Lugar Ideal para plantar e usos terapêutico, confira os benefícios do chá e uso da planta à saúde.

Linda e cheirosa a lavanda é uma planta que decora e ao mesmo tempo aromatiza o ambiente com seu perfume suave e terapêutico e sua cor azul arroxeado. Originada das terras que rodeiam  o mediterrâneo a lavanda vem fazendo sucesso entre as plantas há muito tempo. Aclimatada no Brasil é uma planta delicada com folhas finas e longas, flores miúdas e frutos bem pequenos.

Também conhecida como nardo ou alfazema, ter lavanda em casa pode deixar de ser um sonho. Basta comprar uma muda ou sementes em casa de produtos para jardinagem, plantar e manter os devidos cuidados que sempre terá uma planta florida e cheirosa para decorar sua casa. Confira abaixo dicas de como cuidar da lavanda, como plantar as mudas ou sementes e dicas de cultivo, como rega, poda, clima e vaso ideal.

como-cuidar-da-lavanda-

Como plantar lavanda

Lugar ideal

A lavanda vai bem em lugares mais frescos mas com sol pelo menos 4 horas ao dia. Evite vento e calor em excesso.

Tanto em vasos como direto no chão a lavanda cresce bem, sua touceiras se alastram em lugares abertos.

Terra para cultivar lavanda

Terra adubada e aerada para manter a boa drenagem, podendo conter areia,  e para a cobertura casca de pinus, argila expandida.

Adubagem da lavanda

O adubo pode ser orgânico ou químico e colocado de tempos em tempos como o indicado pelo fabricante no caso de adubagem química.

beneficios-da-lavanda-e-seu-cultivo-l

Plantio da lavanda

As sementes podem ser semeadas em vasos ou no chão direto no jardim no outono em climas temperado e na primavera em lugares de clima ameno, seguindo sempre as orientações no saquinho sobre o espaçamento entre outras.

Em casos de mudas, devem ser feitas por estacas quando a planta mãe está cheias de galhos. Estas mudas ou estacas podem ser plantadas em vasos ou direto no jardim. É importante a terra em que foi plantada a lavanda ter boa drenagem, caso contrário podem apodrecer as raízes.

Rega

Após o plantio a rega deve ser regular, regando quando a terra estiver seca.

Poda

A poda deve ser feita antes da floração, onde é tirada a terça parte da planta no começo da primavera.

flor-da-lavanda-uso-terapêutico-Floração

A floração acontece entre a primavera e o verão.

O aroma da lavanda é relaxante e calmante, melhorando o sono. O suave aroma vindo das flores e folhas faz da lavanda ingredientes de cosméticos, perfumes e até produtos de limpeza e aromatizante de ambiente.

Colher as flores, deixar seca e ótimo para aromatizar ambientes.

Uso terapêutico da lavanda ou alfazema

Toda a planta pode ser usada em forma de cataplasma, chás ou as folhas cozidas para combater doenças do fígado, do baço, enxaqueca e dores de cabeça, como expectorante em tosse e asma, nas afecções de garganta, como antiinflamatório e analgésico em ferimentos, ardor ao urinar, problemas intestinais e febre. A alfazema é calmante, combate gases, nevralgias e reumatismos. Em forma de cataplasma alivia rachaduras no bico do seio de quem amamenta. Ela é ainda desifentante e cicatrizante.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • como cuidar de lavandas em vaso

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.