Scroll Top

Culinária

Culinária de Portugal – Tudo sobre a Gastronomia Portuguesa, Receitas


Veja dicas da Culinária de Portugal, confira Tudo sobre a Gastronomia Portuguesa e Receitas.

Culinária portuguesa

A Culinária Portuguesa é muito rica e sofreu muita influencia dos países do Mediterrâneo. A base da alimentação dos lusitanos é bastante tradicional envolve peixes, pães, vinho, azeite e especiarias.                   

O pão assume várias formas ao longo do território portugues e pode ser feito com trigo, milho entre outros. Os mais comuns são a broa de milho, o pão alentejano, 0 torricado, a broa de Avintes e o pão de rala.  Pode ser consumido com azeite, sopas e ensopados, na preparação de pratos e com peixes como a sardinha.

Algo que dá muito orgulho ao povo de Portugal são os vinhos. A variedade e o alto teor alcoólico fazem deles bebida indispensável em qualquer refeição. O vinhos mais famosos são: vinho do Porto, moscatel de Setúbalvinho da Madeira e vinho de Carcavelos. Existe ainda um tipo bem diferente conhecido como vinho Verde, consumido ainda fresco e que pode ser branco ou tinto.

O azeite está presente m praticamente todos os pratos portugueses. Os principais pratos em que ele aparece são as bacalhoadas, sopas de legumes, com pães em peixes grelhados.

As sopas por sua vez vinham sempre acompanhadas de legumes e vegetais, bastante presentes pelo grande número de hortícolas. Algumas era servidas frias como é o caso dogaspacho, ensopado que leva pepino, água fria, vinagre, azeite e sal. Os caldos verdestambém eram muito consumidos e sempre acompanhados de purês e vegetais cortados em tiras.

 

Um prato considerado nacional é o cozido à portuguesa. Ele tem uma grande quantidade de ingredientes cozidos em água e acompanhados com algum tipo de carne. Os ingredientes mais comuns são a couve, as batatas, o feijão, a cenoura, carnes de porcos e nabos.

Os enchidos também são bastante populares. Dentre eles o Chouriço, o Toucinho, a Paia, o Chouriço Grosso, a Morcela e os Maranhos.

Por fim temos os peixes, alimento bastante tradicional e consumido em larga escola no país. Os mais usados são o bacalhau, a sardinha, o pescado de água friaMariscos como o mexilhão e o berbigãosão considerados iguarias da gastronomia lusitana.  

Gostou de conhecer um pouco mais a gastronomia ou culinária de Portugal??? Comente.
Assuntos do Artigo:
  • culinária de portugal
  • culinaria portuguesa
  • comida portuguesa fumados
  • pesquisar receitas culinaria gastronomia
  • tudo sobre comidas portuguesas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Culinária de Portugal – Tudo sobre a Gastronomia Portuguesa, Receitas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: