Scroll Top

Horta e Jardinagem

Cultivar Almeirão em Casa – Tipos de Almeirão e Dicas para Horta Caseira

Cultivar Almeirão em Casa

Rico em nutrientes e benefícios, o almeirão é um tipo de chicória de sabor amargo, uma hortaliça com tipos variados e de fácil cultivo. O almeirão de árvore, conhecido também como almeirão roxo basta plantar ou semear uma só vez, que ele vai fazer parte do nosso cultivo por muito tempo, sem necessidade de grandes cuidados, somente colher e saborear.

As folhas do almeirão se renovam, quanto mais colher mais almeirão teremos, confira abaixo os nutrientes do almeirão, seus benefícios à saúde, como cultivar almeirão em casa, num cantinho qualquer ou em jardineiras e vasos. Veja como preparar a terra, como adubar, como regar e manter as folhas viçosas. É importante saber que o gosto pelo almeirão chegou ao Brasil com os portugueses e ganhou espaço na culinária brasileira com os imigrantes italianos.

tipos-de-almeirao

Tipos de almeirão

Podemos encontrar o almeirão roxo ou almeirão de árvore, de fácil cultivo e saboroso. Temos também o almeirão Pão de açúcar, o almeirão spadona folhas verdes, o almeirão de folhas amarelas, o almeirão crespo Toscano, o almeirão de folhas laraga brancas e o almeirão Mogi dobrado de folha larga. Estes tipos de almeirão encontramos em sementes para vender em casas de produtos agrícolas e jardinagem.

Como cultivar almeirão

Vitaminas do almeirão

Vamos começar pelos nutrientes e uso terapêutico do almeirão e porque devemos ter o vegetal mais à nossa mesa. As vitaminas do almeirão são A, B¹, B², B5 e C e minerais como o potássio, o sódio, o fósforo, o cálcio, o silício e o cloro.

Benefícios do almeirão

O almeirão desintoxica, é depurativo do sangue, laxante, diurético, ajuda emagrecer por ser um vegetal de baixa caloria, com substâncias inibidoras do apetite, como a inulina e oligofrutose e favorecendo a saciedade.  Tem ação nas articulações, no reumatismo, nas dores musculares, é antiinflamatório, expectorante, tônico e ótimo para tratar problemas estomacais. A inulina ajuda melhor a digestão, combate o estresse e a ansiedade, ótimo para os rins e fígado. Nas raízes da planta encontramos uso terapêutico.

como-cultivar-almeirao-de-arvore-ou-roxo

Como cultivar almeirão

Com mudas ou sementes, o almeirão pede terra adubada, com composto orgânico e areia para uma boa drenagem. Ao semear uma horta caseira, compre sementes, colocando-as direto no solo, ou em jardineiras. Assim que brotarem e alcançarem 5 folhas em média, o que leva de 30 a 35 dias, é hora de replantar, podendo ter um espaço de 15 cm dependendo da espécie, A dica é seguir a recomendação na embalagem de cada uma delas.

Manter a terra úmida sem encharcar, manter o sol direto e o dia todo ou meia sombra. A colheita pode ser feita após50 dias, retirando as folhas maiores, mantendo o crescimento das menores.

O almeirão roxo é permanente, o que nos possibilita salada fresca diariamente.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como cultivar almeirão em casa.

Assuntos do Artigo:
  • tipos de almeirão
  • foto d tipos d almeirao
  • almeirao da terra
  • como cultivar almeiraoem vaso
  • quanto tempo leva para nascer almeirao
  • tipos de almeir

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Cultivar Almeirão em Casa – Tipos de Almeirão e Dicas para Horta Caseira!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: