Scroll Top

Horta e Jardinagem

Azaléia- Como Cultivar, Plantar, Regar, Plantar, Adubar Azaléias

Azaléia – Como Cultivar, Plantar, Regar, Plantar, Adubar Azaléias

cultivar-azaléia-foto

A azaléia é uma planta de origem chinesa que se adaptou bem no Brasil e está quase sempre florida. Com muitas variedades de cores, a azaléia pode ser de médio porte e azaléia mini. Tem também a azaléia simples e as dobradas ou de flores cheias.

Cultivar azaléia não é difícil, porém, precisa de alguns cuidados especiais.

As azaléias são plantas ornamentais que com sua delicadeza e beleza decoram ambientes e jardins. Para quem quer mantê-las em vasos, as azaléias mini são excelente, porque vão crescer e florir num espaço pequeno. Já as azaléias de médio porte podem ser cultivadas como cerca viva, em meio a um jardim como verdadeiros bouquet de flores ou em vasos grandes.

Como plantar e cuidar de Azaléia

O outono é a melhor estação do ano para se plantar azaléias, num lugar que receba sol por no mínimo quatro horas ao dia, num solo com terra adubada, fofa, numa cova profunda e com boa drenagem.

Escolha um espaço em que queira plantar sua azaléia e faça um buraco de mais ou menos 30cm x 30cm x 30cm, coloque no fundo do buraco uma mistura com calcário, farinha de osso, composto orgânico, coloque a azaléia no lugar e cubra com os restante da terra preparada.

Regue diariamente por um mês e após este período, quando perceber necessidade ou uma vez na semana, evitando encharcar a terra.

A azaléia vai florir no inverno, em seguida a floração, faça uma poda, retirando os galhos a mais, onde as flores apareceram para que venham novos brotos. Retire as folhas amareladas e as flores murchas. A adubação deve ser feita ao término da floração ou fim do inverno e começo da primavera e novamente entre o fim do verão e início do outono.

Alguns insetos e pragas podem fazer com que as flores caiam, apareçam manchas nas folhas. Para pulgões, cochonilhase lagartas, use óleo de neem ou um chá de fumo de corda.

Para fungos, que deixam as folhas com manchas ferrugem, a dica é podar as folhas atacadas pelo fungo e passar no corte pasta de Oxicloreto de cobre, fungicida.

Pulverizar calda Bordalesa também resolve o ataque de fungos, veja abaixo como preparar:

Calda Bordalesa contra fungos em azaléia

Separe 1 litro de água, 100 gramas de cal virgem e 100 gramas de sulfato de cobre.

Em dois potes de plástico ou vidro ( não pode ser alumínio, lata ou latão), divida a água, sendo 1/2 litro de água para misturar com 100 gramas de cal virgem e  1/2 litro de água para misturar com sulfato de cobre.

Misture bem para dissolver as duas soluções, com pá ou madeira diferentes e reserve. (Nunca use o mesmo misturador).

No outro dia misture novamente as soluções para diluir bem, sempre com pá diferente.

Misture as duas soluções, sendo que você deve colocar a mistura de água com sulfato de cobre sobre a mistura de água com cal para não talhar.

Pincele a solução na parte atacada com fungo ou dilua 400 ml da calda bordalesa com 10 litros de água e pulverize a planta com fungo.

Usar em 48 horas, depois disso perde a validade.

Gostou das lindas flores de azaléia? E da matéria sobre como cultivar azaléia e cuidar para que sempre estejam lindas e floridas? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • mini azaleia
  • planta azaleia mini
  • como cultivar azaleia
  • como cultivar azaléias
  • como plantar azaleia
  • mini azaleia como cuidar
  • planta azaleia

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (6 Votos, Média: 4,17 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Azaléia- Como Cultivar, Plantar, Regar, Plantar, Adubar Azaléias!


3 Comentários

  1. wania disse:

    Adoro azaleia, mas não consigo te-las por muito tempo?

  2. rovania ferreira disse:

    MinhA azaleia está com as folhas com uma coloração tipo ferrugem!!!!!! Que fazer por favor se alguém puder ajudar. ……

    • Graci disse:

      Olá Rovania

      Folhas de azaleia com coloração tipo ferrugem é que estão sendo atacada por fungos. A dica é podar a parte atacada pelo fungo e nas pontas cortadas, passar pasta de oxicloreto de cobre, um tipo de fungicida. Evite solo e ambiente muito úmido, que propiciam os fungos.
      Outra dica é pulverizar calda Bordalesa, um fungicida tradicional feito com cal virgem, sulfato de cobre e água.
      Veja como preparar:
      Calda Bordalesa contra fungos em azaleia
      Separe 1 litro de água, 100 gramas de cal virgem e 100 gramas de sulfato de cobre.

      Em dois potes de plástico ou vidro ( não pode ser alumínio, lata ou latão), divida a água, sendo 1/2 litro de água para misturar com 100 gramas de cal virgem e 1/2 litro de água para misturar com sulfato de cobre.

      Misture bem para dissolver as duas soluções, com pá ou madeira diferentes e reserve. (Nunca use o mesmo misturador).

      No outro dia misture novamente as soluções para diluir bem, sempre com pá diferente.

      Misture as duas soluções, sendo que você deve colocar a mistura de água com sulfato de cobre sobre a mistura de água com cal para não talhar.

      Pincele a solução na parte atacada com fungo ou dilua 400 ml da calda bordalesa com 10 litros de água e pulverize a planta com fungo.

      Usar em 48 horas, depois disso perde a validade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: