Horta e Jardinagem

Cultivo Doméstico de Uva em Vaso, Canaleta ou Quintal – Como Plantar Uva, Podar para dar Frutos

Dicas de Cultivo Doméstico de Uva

O cultivo doméstico de uva pode ser feito no vaso, num pequeno espaço de um canto do muro ou cerca, na canaleta, jardim e a videira ou parreira é possível  frutificar por anos, basta alguns cuidados de dedicação com a planta. Era muito comum na casa de imigrantes italianos, portugueses e de outras regiões do mundo, ter no quintal de casa uma ou mais parreiras para poder colher os frutos e saborear em família, como é de costume em seus países de origem.

Na casa da minha avó, filha de portugueses e do meu avô, filho de italianos, tinha dois pés de uva niagara branca, onde seus galhos fortes, um de cada lado do caramanchão, subiam em um suporte de ferro e se espalhavam na horizontal, e todo anos, nas festas do final de ano e almoços familiares nesta época do ano saboreávamos deliciosos cachos de uva docinhos e muito saborosos. Uma cultura que muitas famílias mantem de geração a geração com muito orgulho e dedicação.

Para um cultivo de uva pequeno, no vaso ou quintal, os cuidados são os mesmos de um cultivo grande, confira abaixo algumas dicas de como preparar a terra, onde plantar, que tipo de uva plantar, como fazer as primeiras podas da uva e dicas para que a videira ou parreira frutifique o melhor possível.

plantar-uva-canaleta-cultivo-doméstico-de-uva

Cultivo doméstico de uva

Que uva plantar

Para pequenos espaços a dica é plantar uvas rústicas como niagara branca ou rosada e a uva Isabel, a dica é comprar muda de locais registrados no Ministério da Agricultura e que se adaptem com o clima da região que será plantada.

A uva rústica como a niagara e a Isabel podem ser plantadas por estacas de poda, podendo ser sem enxerto. A uva rústica são uvas mais fáceis de cultivar e com menos ataque de pragas.  O porta-enxerto ajuda na proteção contra pragas e colheita melhores.

Época de plantio

Mudas de uva crescida devem ser plantadas no vaso no fim da primavera.

Muda de raíz nua podem ser plantadas entre o fim do outono e começo da primavera.

Onde plantar uva

O tamanho do vaso para plantar uva é de 40 cm de largura e 40 cm de profundidade no mínimo. O mesmo vale para um vaso improvisado no canto de uma cerca ou muro, uma cantoneira feita com tijolos, onde vamos encher de terra e deixar a planta subir em um muro ou na cerca na vertical iluminada pelo sol.

O local para colocar o vaso ou plantar no solo a muda deve ser quente e ensolarado, requisitos básicos para o fruto ser doce e lindo.

Como preparar o solo

Para cultivo de uva em vaso

Colocar na base do vaso material para drenagem, cobrir com substrato até metade do vaso, aplicar fertilizante em substrato puro, verifique onde o torrão da uva deve ficar, retire o vaso do torrão, coloque o torrão no meio do substrato, cubra todo o vaso com mais substrato.

Coloque a planta de crescimento lento, regue bem o substrato e coloque cobertura morta.

Para cultivo doméstico de uva no chão ou cantoneira

O cultivo de uva deve ser feito em solo ou substrato areno-argiloso com boa drenagem, em um espaço pequeno, a partir de 2 m².

Fazer uma cova grande, com em média 3 vezes maior do que o torrão da muda.

A dica é misturar na terra fertilizante de liberação lenta, como folhas de confrei ou usar fertilizante químico NPK (04-14-08).

Com cuidado para não afetar o torrão da raíz, colocar a muda da uva no buraco, cobrir com a terra preparada e regar bem até encharcar .

Na primavera, a dica é remover a parte de cima do substrato, renovando em média 15 cm do substrato.

Adubação da videira

Adubar no plantio com adubo natural ou químico.

Colocar semanalmente fertilizante com mais potássio quando aparecerem os cachos de uva.

Rega da videira

Manter a raíz fresca e úmida, evitar o ressecamento da terra ou substrato. Uma dica boa é manter vasos próximos um do outro, fazer cobertura morta com cascalho, cascas, folhas em decomposição ou plantar gerânio ou planta de crescimento lento que forre a base do vaso mantendo a umidade da terra e da raíz da parreira.

Após o plantio manter a terra bem úmida sem encharcar, não deixar a terra seca. Após muita chuva, acrescentar 100 gr de fertilizante NPK (20-05-20) ou fertilizante natural feito com folhas de confrei, cobertura morta que protege a raíz mantendo-a fresca e nutri a planta.

Dicas de suporte para o cultivo de uva

Os ramos da videira precisam ser conduzidos, por tratar-se de uma trepadeira e podem ser sustentados na vertical em cercas ou muros ou na horizontal em pergolado, armação de ferro, latada ou caramanchão suspenso a 2 m do chão.

como-podar-regar-preparar-terra-cultivo-doméstico-de-uva

Poda da uva

Em casos de mudas fracas, a dica é fazer uma poda radical deixando a videira de 0,50 a 1,50. Quando for feita esta poda radical, muitos brotos vão nascer, e será preciso uma nova poda de formação da planta, eliminando entre dois galhos em 1 gema, o mais fraco.Uma gema deve ter somente um galho.

O galho que ficou não pode ter galhinhos saindo dele, é preciso retirar todos, deixando somente o galho principal.

Quando tiver dois galhos de tamanho iguais, retirar o sem cachos de uva.

Quando tiver 3 cachos em um galho, retirar o mais fraco, deixando os mais fortes.

Esta poda vai deixar a videira mais aberta à luz solar e fortificar a produção.

Poda para produção

Nos primeiros dois anos a produção deve ser abortada, retirando todas as flores que nascerem e somente no terceiro ano é que a videira vai começar a produzir. A dica é após três anos do plantio, deixar 3 cachos de uva desenvolver, aumentar dois cachos no quarto ano, após o quinto ano, deixar que frutifique normalmente, eliminando somente as flores mais fracas para darem frutos mais fortes e doces. Cada videira pode dar até 35 cachos de uva bem doces, mais do que isso será dividido a força e o açúcar, sendo a poda de frutificação necessária.

Manter o cachos de uva maduros cobertos com rede, papel ou meia fina para evitar ataques de pássaros.

Poda de frutificação ou produção

Após os três anos do plantio ou crescimento, na época da dormência, quando a videira está quase sem folhas, é a melhor época para fazer a poda de frutificação, o recomendado é cortar 12 gemas a partir do enxerto. O corte deve ser feito no sentido diagonal, chanfrado ou bisel, usando uma tesoura afiada e esterilizada. Após a poda, a dica é passar canela em pó em cada ponta cortada para evitar doenças e praga e cicatrizar bem as pontas.

Manter uma guia da videira ou galho principal e podar os galhos secundários e os que nasceram no ano anterior, seguindo as recomendações dadas.

Deixar a base da videira e o galho enxerto limpo de brotos novos, eles roubam as forças da planta.

Adubação após a frutificação

Após esta poda anual, adubar com fertilizante natural ou NPK granulado (20-05-20) na base da planta.

No primeiro ano de frutificação, após os três primeiros anos de desenvolvimento da videira, colocar 300 gr de fertilizante e aumentar 100 gramas a cada ano até chegar a 1 kg, que deve ser o máximo de fertilizante usado. (Ver orientação do fabricante na embalagem do fertilizante).

Para uso de fertilizante natural, usar composto orgânico calda fertilizante.

Escreva seu comentário sobre o cultivo doméstico de uva.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer cova para plantar uva
  • horta caseira como podar pe de uva

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.