Curiosidades

Curiosidades Sobre A Longa Marcha Pelos Direitos das Mulheres- Confira

 

 

 

……….Muitas mulheres lutarão pelo direito do voto. Muitas só alcançaram a pouco tempo.

……….A  conquista aconteceu em épocas diferentes no mundo todo. O órgão legislativo mais antigo do mundo se formou na Islândia, criado no ano de 930, portanto as mulheres só conseguiram o direito de voto em 1915. Nos anos 80, a Islândia orgulhava-se por ter o único partido político especificamente feminino em todo o mundo e a primeira presidenta eleita democraticamente.

……….No Reino Unido, onde o parlamento se oficializou em 1265, as mulheres puderam votar em 1918. Os Estados Unidos fizeram uma declaração em 1776 de que “todos os homens nascem iguais”, portanto foram necessário 144 anos para as mulheres conquistarem o direito de votar em eleições federais. As Norte-americanas tiveram que lutar arduamente pelo direito de voto, que só em 1920 foi incluído na constituição.

……….Na Grécia, considerado o berço da democracia, só concedeu às mulheres o direito do voto em eleições nacionais em 1952. Liechtenstein só fez esta importante concessão em 1984.

……….Nos tempos modernos surgiram lideranças femininas marcantes com, Indira Gandhi na Índia, Golda Meir em Israel, Margareth Thatcher na Grâ Bretanha, Corazón Aquino das Filipinas, Benazir Bhutto do Paquistão.

……….Alexandra Kollantay, da União Soviética, foi a pioneira dos direitos políticos das mulheres. Em 1917, tornou-se a primeira minstra de Estado como comissária da assistência social do recém-criado governo bolchevista de Lenin. Sete anos depois, tornou-se a primeira embaixadora do mundo, representando a União Soviética na Noruega.

 


……….Hoje temos quase no mundo todo mulheres na política, e não poderíamos deixar de falar que no Brasil nossa Presidenta Dilma Rousseff é uma grande representante feminina.

             Fonte – Reader’s Digest – Você Sabia?

            O que você acha da mulher na política?? Deixe seu comentário.

 

Assuntos do Artigo:
  • curiosidades sobre a marcha longa

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.