Educação

Cursos Fechados pelo MEC – Vestibulares Suspensos Por Baixa Avaliação

Cursos Fechados pelo MEC – Vestibulares Suspensos Por Baixa Avaliação

vestibulares-suspensos-cursos-fechadosO ministério da Educação suspendeu 270 cursos por baixa avaliação. São 44 mil vagas que não poderão estar cursando graduação em 2014. Os vestibulares suspensos que poderão sofrer revisão por apresentarem tendência de melhoria são de 152 cursos, correspondendo a 24.828 vagas, já 118 cursos, o que representa 19.241 vagas serão fechados sem possibilidade de revisão, pois não apresentaram possibilidade de melhora.

Os cursos fechados ou vestibular suspensos, são grande parte de administração, sendo 103 cursos, depois temos 51 cursos de ciências contábeis fechados, 38 de direito, 16 de comunicação social e os restantes 62 cursos variados. O CPC, Conselho Preliminar de Curso de 2012 avaliou cursos de humanidades: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Foram avaliados também os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante promete vistoriar de perto alguns cursos em 2014, entre eles os cursos de direito, a proposta é fazer um verdadeiro pente fino.

Os indicadores do CPC são as notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que correspondem a 55% da nota, a infraestrutura e instalações, com peso de 15% no índice, e os recursos didático-pedagógicos e corpo docente, que correspondem a 30% do total da avaliação.

Os cursos recebem conceitos ou notas de 1 a 5. Cursos com conceitos 1 ou 2 é sinal de alerta e estão sujeitos a medidas administrativas,  como a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos, é o caso em que apesar de concluído o resultado do vestibular, instituição educacional fica impossibilitada de disponibilizar as vagas, o que representa vestibular suspenso.

O Ministério da Educação vai publicar na edição de sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2013 do "Diário Oficial da União" a relação das instituições e cursos que terão vestibulares suspensos.

Escreva seu comentário e opinião sobre os vestibulares suspensos.

 

 

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.