Scroll Top

Empregos Informação

Demissão Voluntária Pós, Contras, O que Fazer, Tudo Sobre Lei Trabalho

Programa de Demissão Voluntária: Pós e Contras, O que Fazer, Tudo Sobre leis

pdv-demissao-voluntariaO que fazer ao ser pego de surpresa com uma proposta de demissão voluntária? O que significa demissão voluntária e quais são os contra e os pós?

Um momento delicado é quando menos esperamos e recebemos da empresa em que trabalhamos a proposta de demissão voluntária. O que fazer e que decisão tomar?

Separamos algumas dicas de advogados especialista em área trabalhista, que falam sobre aas vantagens e direitos do trabalhador em casos de programa de demissão voluntária. O que levar em conta quando somos surpreendidos com a proposta de demissão voluntária?

O PDV ( Proposta de Demissão Voluntária) pode ocorrer por vários motivos, os mais comuns são crise financeira, mudança de endereço da empresa, fusão de empresas, tudo na tentativa de diminuir o quadro de funcionários.

Todo esse processo trabalhista pode ter vantagens e desvantagens para o trabalhador, que variam entre o recebimento de verbas rescisórias previstas por lei trabalhista no caso da demissão sem justa causa, onde os funcionários deverão receber vantagens como pagamento de salários, assistência médica ao empregado e dependentes por um determinado período após o desligamento, complementação do plano de previdência privada e auxílio de consultorias para transição de carreira ou para abertura de um empreendimento.

Veja dicas do que devemos considerar na situação de adesão ao PDV:

  • A empresa está em situação financeira difícil? Então é melhor aceitar, caso contrário, pode acontecer uma inevitável demissão no futuro.
  • Considere o que vai receber se sair. É uma quantia considerável em relação aos seus rendimentos ou à sua poupança? O PDV deve oferecer um benefício adicional, além das verbas trabalhistas indenizatórias já previstas.
  • Caso esteja mais próximo à aposentadoria, aceitar o PDV pode ser vantajoso, os recursos são maiores.
  • Os benefícios do PDV podem ser o começo de um independência profissional, ser dono do seu próprio negócio ou mudar de vida, buscando uma qualidade maior.
  • Pesquise sobre o mercado de trabalho, caso queira buscar uma nova recolocação.
  • Se considera um ótimo funcionário, então não se desespere, a empresa pode estar querendo manter os melhores empregados.
  • Converse sobre o assunto em casa, uma decisão favorável ao PDV vai afetar todos os membros da família, pense em conjunto antes de decidir.  Caso aceite, os gastos deverão ser repensados.
  • O Programa de Demissão Voluntária, deve ser atrativo, caso não seja, espere um pouco mais, a proposta pode melhorar.
  • É importante que você tenha em mente o que vai fazer ao se desligar da empresa. Caso não tenha nenhuma perpectiva de um novo trabalho, fique onde está.
  • Se aceitar a PDV, o dinheiro que receber e não for aplicar em outro negócio rentável, deverá ser colocado em uma aplicação segura e que tenha retorno fixo e certo. Não gaste a  fonte de renda garantida que terá até se estabilizar em outro emprego.

Caso o empregado faça a opção de continuar na empresa, e sofra algum tipo de descriminação, poderá buscar seus direitos, gerando indenização. Se o trabalhador sentir lesado em seus direitos, poderá entrar com processo e ação trabalhista.

A Telefônica/Vivo acabou de lançar um Plano de Demissão Voluntária para mil funcionários no país.

Já viveu a experiência da demissão voluntária? Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário sobre o PDV.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Demissão Voluntária Pós, Contras, O que Fazer, Tudo Sobre Lei Trabalho!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: