Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança

Dente Infantil: Dicas de Escovação, Tratamento, Cronologia Dentária

Dente Infantil – Confira dicas de Escovação, Tratamento indicados, cronologia dentária.

MCuidar dos dentes das crianças  é mais simples do que parece, e precisa de toda a atenção possível. Separamos para você dicas de como cuidar dos dentes dos bebê, de como fazer uma boa escovação e higiene bucal e quais são os alimentos que prejudicam os dentinhos do seu bebê ou o dente infantil.

 

Higiene bucal

 

A higiene bucal deve ser iniciada desde o nascimento dos primeiros dentes da criança. A cada mamada ou alimentação, os dentes do bebê devem ser escovados pelos pais ou responsáveis. Este procedimento de escovação após as refeições deve ser mantido durante todo o desenvolvimento infantil até lá pelos sete anos.

É importante a escovação dos dentes logo após a amamamentação e as refeições. Após os sete anos, a criança ainda vai precisar de orientações de adultos na hora da higiene bucal ou escovação dos dentes.

Para informações específicas sobre a técnica de escovação, o tipo de escova e creme dental usar, quando e como usar o fio dental e a aplicação de flúor, deve-se procurar um odontopediatra.

 

Alimentação

 

A alimentação pode contribuir  e muito para a deteriorização dos dentes das crianças. Os açúcares refinados ingeridos através de doces, bolos, refrigerantes, cicletes ou goma de mascar, chás e achocolatados. balas, mel, biscoitos e demais alimentos adicionados de açúcar são combustível para a formação e desenvolvimento da lesão de cárie dental. É muito importante escovar os dentes logo após as refeições.

Confira abaixo dicas importantes para os pais ou responsáveis sobre como cuidar da alimentação das crianças protegendo o dente infantil:

  • Evite que seu filho exagere na ingestão de alimentos com carboidratos sob a forma de açúcares refinados como bolos, doces, refrigerantes. este alimentos promovem o desenvolvimento da placa bacteriana, um componente importante para  desencadear a desmineralização do esmalte do dente, prejudicando a estrutura dental;
  • Procure oferecer alimentos mais saudáveis, como frutas nos intervalos das refeições;
  • Alimentos mais sólidos e fibrosos auxiliam a mastigação correta.

 

Cronologia de erupção dos dentes

 

Os primeiros dentes decíduos ou dentes de lentes, dentes temporários aparecem por volta dos seis meses de vida e os primeiros dentes permanente lá pelos seis anos.

Os primeiros molares permanentes nascem atrás do último molar de leite, não substituíndo nenhum dente decíduo e devem ser escovados com atenção e merecem mais cuidados na hora da higiene bucal.

 

Tratamento de canal (endodônticos)

 

Os dentes de leite tem estrutura iguais aos dentes permanentes e precisam serem cuidados da mesma forma e com a mesma atenção.

Lesões de cáries externas  podem causar a antecipação da perda do dente de leite, o que vai prejudicar o espaço para o futuro dente permanente. É necessária e fundamental a avaliação do tratamento de canal  para que o foco da infecção seja eliminado e o dente continue sua missão até a erução do dente permanente.

Em caso de trauma dental, procure imediatamente um odontopediatra. Leve seu filho regularmente a uma clínica de odontopediatria para a melhor conservação e orientação sobre a saúde bucal do seu filho e cuidados com o dente infantil.

Veja também odontopediatria: Dentista para crianças e cuidados com o dente infantil.

Gostou das dicas sobre como cuidar dos dentes infantil? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Fonte – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Assuntos do Artigo:
  • escovação infantil

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Dente Infantil: Dicas de Escovação, Tratamento, Cronologia Dentária!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: