Comportamento

Depressão pós-casamento: Entenda o que É e Como Evitar

Depressão pós-casamento: Entenda o que É e Como Evitar 

Depressão pós-casamento – Foram meses, e até mesmo anos correndo atrás dos preparativos. Passada a festa e toda a empolgação começa a vida a dois. E agora? Alguns casais passar por um processo complicado depois do casamento, surge uma sensação de vazio, chateação, saudade dos preparativos, apatia. Esse quadro é visto principalmente em mulheres e tem nome: depressão pós casamento

A psicoterapeuta cognitivo-comportamental da Unifesp Karina Haddad Mussa, especialista em medicina comportamental e neuropsicologia esclarece: " A depressão pós-casamento é um choque de realidade que a pessoa enfrenta. Quando ela se depara com as responsabilidades do casamento, ela pode ficar angustiada e desamparada. Depois da festa, os recém-casados precisam estar preparados para enfrentar as contas para pagar, a divisão de papéis e o convívio com os defeitos do outro. Isso tudo pode ser uma frustração quando a pessoa não está pronta para enfrentar a realidade". 

Fatores externos, econômicos e socias podem contribuir para o desenvolvimento deste quadro, mas, são os fatores internos os principais responsáveis  (as idealizações, os sonhos e expectativas). A psicoterapeuta diz: "As pessoas que idealizam em excesso o casamento, ou seja, projetam no parceiro os sonhos e expectativas, sofrem um choque muito maior quando algo dá errado e passam por uma fase de desencantamento".

A idealização de coisas que ainda vão acontecer não é errado, o problema está na dependência. "Quando a pessoa é muito carente, tem baixa autoestima, é imatura ou egoísta, ela fica dependente do parceiro. Essa situação é ruim porque traz cobranças, brigas e desgaste", diz Karina Mussa.O sucesso de um casamento depende da divisão de papéis, renúncia, doação, saber escutar, aprender a conviver com o outro. Se alguma das partes não está disposta ou não sabe se adequar a essas situações o insucesso da vida conjugal é inevitável.  

Além disso, para manutenção do amor é preciso atenção, disponibilidade, vontade. A especialista da UNIFESP alerta: "No casamento, precisamos dar sempre o nosso melhor, porém, o exagero pode trazer situações extremas, como o ciúme e a insegurança. É preciso sempre estar confiante e ter o controle da própria vida, mesmo na vida a dois". 

Mas calma, a depressão pós-casamento não é uma doença, é apenas o choque inicial ou a tristeza de não saber lidar com situações novas.

Esclarecidas as dúvidas, fique tranquila, muito mais pessoas do que você imagina já passaram por essa situação e superaram. Manere nas idealizações, esteja preparada para a realidade e principalmente, tenha certeza do que você sente por seu companheiro. Tudo dará certo!!!

Gostou da matéria sobre Depressão pós-casamento? Comente. Estamos atualizando diariamente nosso site com novidades e informações em geral, confira visitando-nos.

Assuntos do Artigo:
  • depressao pos casamento

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.