Tecnologia

Descoberto Kepler-16, Novo Planeta 15/06/11: Tudo sobre o Astro, Fotos

.

………….Foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana) um novo planeta. O astro tem tamanho parecido com o de Saturno e curiosamente, possui dois sóis. A notícia foi dada nesta quinta-feira (15) e já correu o mundo.

………….O sistema estelar a qual o corpo celeste pertence foi batizado de Kepler-16 e fica na constelação de Lira. Como está longe demais da Terra os cientistas não conseguem enxergar os seus contornos e apenas descobriram o planeta porque o telescópio Kepler capta a sua luminosidade.

.

………….As duas estrelas mães que estão dispostas ao redor do planeta possuem tamanhos diferentes. Uma possui massa equivalente a 70% o tamanho do Sol e a outra, menos brilhante e de espectro mais avermelhado, 20%. Esse sistema é conhecido como binário.

………….O Kepler é o único telescópio com sensibilidade suficiente para detectar variações tão pequenas e capaz de acompanhá-las sem interrupções. Por isso é a grande aposta da NASA para o melhor monitoramento do espaço.

.

………….A massa do novo planeta também é similar a de Saturno mas a sua relação gravitacional ainda é um mistério para os cientistas. Kepler-16b é um pouco mais denso que o outro, sendo composto provavelmente metade de gás e metade de elementos em forma sólida.

.

………….É pessoal, esse é o nosso Tatooine!!! Aos fãs de “Star Wars” não vale dizer que os diretores do filme conheciam Kepler-16. O planeta onde Luke Skywalker nasceu possui uma atmosfera menos densa e temperaturas mais amenas. O novo planeta pode atingir os -100 °C.

……………Mas e você, o que achou da descoberta??? Comente.

Comente Via FaceBook