Scroll Top

Meio Ambiente

Descoberto Rio Hamza, Fluxo Substerrâneo que Corre Embaixo do Amazonas

               A região do Amazonas é sem dúvida uma das mais ricas em recursos naturais do mundo! Se não bastasse a floresta, os animais e a hidrografia, pesquisas do Observatórios Nacional (ON) apontam a existência de um rio subterrâneo embaixo do Rio Amazonas.

               O rio ficaria a uma profundidade de 4.000 metros e teria 6.000 quilometros de extensão. Os dois rios correm em mesmo sentido de oeste para leste. A descoberta foi feita graças a dados adquiridos pela Petrobrás entre 1970 e 1980 quando era procurado petróleo.

Cientista indiano Valiya Hamza

               As informações ajudaram o  cientista Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas a identificar a existência do rio e a movimentação de suas águas.

                No 12º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Geofísica que aconteceu semana passada no Rio de Janeiro a descoberta foi apresentada e o rio foi batizado de Rio Hamza, em homenagem ao cientista. O fluxo subterrâneo tem apenas 2% da vazão do Rio Amazonas mas ainda assim é maior que o Rio São Francisco.

                Os dois rios possuem tamanhos, volumes e velocidades diferentes. Embaixo da terra a velocidade das águas é bem menor e a largura do rio é de 200 a 400 quilometros enquanto o Amazonas possui até 100 quilometros de margens.

                O fato é que a descoberta mostra a o Brasil e ao mundo a capacidade e exuberância de nossa natureza que não deixa de surpreender. Isso sim é um país abençoado por Deus!

               Mas e você, o que achou da novidade??? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Descoberto Rio Hamza, Fluxo Substerrâneo que Corre Embaixo do Amazonas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: