Turismo e Lazer

Deserto do Atacama fica Florido: Flores no Deserto mais Seco do Mundo

.

Foto: Getty Images

.
……………O deserto mais seco do mundo é o do Atacama. Apesar de ter a umidade próxima de zero o local ficou, pasmem,  coberto de flores depois do último inverno. Isso porque nesse mês choveu cinco vezes mais do que o esperado, o que permitiu que mais de 200 espécies crescessem na areia.
.
……………As plantas nativas aparecem em meio à paisagem desértica, em volta dos cactos. A paisagem está muito mudada e quem passa or lá não deixa de reparar na beleza das flores cor-de-rosa, amarelas e vermelhas. O que uma chuvinha não faz a deserto mais seco da Terra!
.

Foto: AFP

.
……………A precipitação anual esperada para o Atacam é de 1 milímetro. Existem partes do deserto em que nunca houve chuva e as poucas plantas que sobrevivem retiram a água das massas de ar que vêm do oceano. Ainda assim nunca foi registrado um fenômeno como esse.
.

Foto: AFP

.
……………Sabe-se que o El Niño costuma trazer mais chuvas à região, o que permite a germinação de bulbos e rizomas, que podem permanecer latentes durante décadas. Ainda assim ele só acontece de 6 a 7 anos, e este não foi o caso. Confira a opinião de Carla Louit, a diretora do parque: “Este é um ano excepcional, pois já choveu mais de 50 milímetros. As flores começam a crescer a partir de 15 mm por ano e, neste ano, todas as espécies brotaram“.
.

Foto: AFP

.
……………Além da chuva, outros fatores levaram ao nascimento das plantas e se esses continuarem, a paisagem pode permanecer assim até dezembro ou mais. Das 200 plantas endêmiacas, 14 correm risco de extinção. Por ser esporádico, o fenômeno não pode ser estudado.
.
……………Assim sendo não há como prever como isso acontecer e a divulgação é praticamente impossível!

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.