Scroll Top

Meio Ambiente

Destruição de Carajás: Cavernas e Florestas Ameaçadas pela Mineração

.

.

………………Se você não conhece a história de Carajás, pelo menos já deve ter ouvido falar na região que tem sido palco de grandes polêmicas nos últimos anos. Tudo começou em 1967, quando um grupo de geólogos da United States Steel descobriu aquela que seria a melhor jazida de minério de ferro do planeta.

………………Localizada 500 quilômetros ao sul de Belém, a 900 quilômetros do litoral norte em plena selva amazônica, ela é o paraíso das indústrias interessadas no minério mais usado pelo homem. Infelizmente toda essa riqueza despertou o interesse e a ganância de muita gente.

………………Como resultado hoje toda a natureza exuberante repleta de árvores, rios e animais silvestres está ameaçada. Isso porque a extração mineral é feita à custa da integridade de todos esses recursos que como todos nós sabemos são de extrema importância.

………………Carajás teria todo o seu ferro enviado para os Estados Unidos, até que a estatal Companhia Vale do Rio Doce sucedeu a multinacional americana, e fez com que os minérios fossem enviados para o Oriente. Enquanto os japoneses usufruíam de nossa hematita, Carajás ia perdendo sua beleza.

.

.

………………Em 2007 a Vale foi comemorado o primeiro bilhão de toneladas produzidas em Carajás. De lá para cá a produção só aumentou e a Vale busca a aprovação de uma nova área de mineração, ao sul das minas que estão em atividade há quase 40 anos. A região tem o melhor minério mas também a paisagem mais deslumbrante e rara.

………………Representantes da empresa procuram dinamitar cavernas que até então tiverão que permanecer intocadas nas áreas de mineração. Elas possuem registros históricos das primeiras civilizações que habitaram o Amazônia. É um patrimônio histórico imensurável ameaçado pelo homem.

………………Os riscos não param por aí. A vegetação, os rios e até mesmo a população vão ter suas vidas fatalmente afetadas caso a legislação brasileiras continue compactuando com esse desastre. Mas e você, o que acha do assunto??? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Destruição de Carajás: Cavernas e Florestas Ameaçadas pela Mineração!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: