Datas Comemorativas

Dia da Consciência Negra 20 de Novembro: Zumbi dos Palmares Tudo sobre

Dia da Consciência Negra 20 de Novembro: Zumbi dos Palmares Tudo sobre

No Brasil, em 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Embora nem todas as regiões tratem a data como um feriado, essa época costuma ser dedicada à reflexão sobre a forma como os negros foram subjugados e a sua situação na nossa sociedade hoje em dia.

O dia 20 de novembro foi escolhido para representar a consciência negra por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, personagem histórico e sinônimo da luta contra a escravidão e os abusos impostos pelos senhores nos engenhos e nas fazendas do nordeste brasileiro.

Zumbi teria sido o líder do Quilombo dos Palmares, o mais famoso quilombo do Brasil, que foi invadido pelo bandeirante Domingos Jorge Velho em 1694. Apesar de conseguir fugir, Zumbi foi traído por Antonio Soares e morto. Sua cabeça foi exposta em praça pública e o Quilombo dos Palmares destruído.

Como uma tentativa de lembrar a importância de Zumbi e de muitos outros heróis negros que temos hoje, são realizadas palestras e eventos educativos onde são discutidos temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, as cotas universitárias, o respeito à diversidade de etnias e a valorização da cultura afro.

Mas e você, o que acha do Dia da Consciência Negra?

Qual é a sua importância nos dias de hoje? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • yhs-default

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.