Datas Comemorativas

Dia do Cinema Brasileiro: 05 de Novembro, História e Curiosidades

.

.

……………..Hoje, dia 5 de novembro é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data lembrada no país todo ganha cada vez mais destaque uma vez que a sétima arte está em constante desenvolvimento no nosso país. Nossos estúdios não param e os filmes já concorrem a grandes prêmios do mundo todo.

……………..Para comemorar a data nós preparamos um post com um pouco da história do cinema brasileiro. Confira:

.

.

……………..A primeira sessão de cinema foi realizada no Brasil no dia 8 de julho de 1896 no Rio de Janeiro. Sete meses antes os irmãos Lumière haviam inaugurado o cinema em Paris. A primeira sala de cinema brasileira só foi aberta um ano depois, na rua do Ouvidor por Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na rua do Ouvidor.

……………..As primeiras produções legitimamente brasileiras foram documentários, boa parte deles falando sobre as belezas naturais do nosso país. A partir de 1912 começaram a se destacar cineastas brasileiros como Humberto Mauro e em 1929 foi lançado o primeiro filme brasileiro totalmente sonorizado,“Limite”.

.

.

……………..O Cinédia foi o primeiro estúdio brasileiro inaugurado no Rio de Janeiro em 1930. Lá eram produzidas comédias, musicais e alguns dramas. Na época eram muito comuns as chanchadas, marca de cineastas como Carlos Manga que eram produzidas no início pela Atlântida.

……………..O Brasil só passou a ter filmes com a qualidade de Hollywood no final da década de 4, com a inauguração do estúdio Vera Cruz. O local gravou grandes sucessos de artistas como Mazzaropi sendo que o longa “O Cangaceiro”, rodado por Lima Barreto, conseguiu entrar no circuito internacional e foi premiado no Festival de Cannes em 1953.

.

.

……………..Aí vai uma pequena lista com alguns dos clássicos da época:“Rio 40 graus”, “O Pagador de Promessas”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Macunaíma”. Anos mais tarde, na década de 80 foi a vez de sucessos como “Dona Flor e seus dois maridos”, “Eles não usam black-tie” e “Pixote, a lei do mais fraco”.

……………..Na década de 90 foi a vez de “Carlota Joaquina”, “O Quarteto”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil” sendo que o último entrou no circuito internacional.

.

.

……………..Atualmente contamos com grandes diretores e atores experientes que se dedicam única e exclusivamente para o cinema. A qualidade de áudio, imagem e o investimento em comédias têm levado os brasileiros ao cinema para assistirem filmes nacionais, ao contrário do que aconteceu por muitos anos seguidos.

……………..Mas e você, o que acha do cinema nacional??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.