Saúde e Bem Estar

Diabetes Tipos 1 e 2: Causas, Diferenças e Tratamentos

Diabetes Tipos 1 e 2: Causas, Diferenças e Tratamentos

diabetesA Diabetes Mellitus é uma doença que atinge uma população cada vez maior, em todo o mundo, e pode estar intrinsecamente relacionada com o nosso estilo de vida e ao modo como nos alimentamos nos dias de hoje. O que poucas pessoas realmente sabem é quais as diferenças entre os tipos 1 e 2 de Diabetes, quais suas causas e como podem ser tratados.

Diabetes tipo 1

A Diabetes tipo 1, é uma doença relacionada à problemas na síntese do hormônio insulina, por parte das células beta do pâncreas. Em geral ela afeta jovens e crianças, levando ao aumento da glicemia e dificultando o ganho de peso. O portador de Diabetes tipo 1 apresenta ainda uma alta produção de corpos cetônicos, relacionados à degradação de ácidos graxos para a obtenção de energia.

Como o corpo desses indivíduos não produz insulina, um dos tratamentos mais usados é a aplicação artificial de insulina, o que costuma levar a uma estabilização dos sintomas e permite que essas pessoas possam levar uma vida praticamente normal.

Diabetes tipo 2

Já a Diabetes tipo 2, também conhecida como adquirida, está relacionada a problemas nos receptores de insulina presentes nas células do fígado. A adoção de uma dieta inadequada, que estimule a secreção de grandes quantidades de insulina ao longo dos anos, pode levar a um fenômeno conhecido como "acomodação celular".

Isso faz com que os receptores de insulina se tornem resistentes à quantidades cada vez maiores do hormônio, e não tenham uma resposta adequada após a ingestão de grandes quantidades de açúcares. Esse tipo de doença costuma atingir adultos e idosos, e pode ser revertido com perda de peso ou tratado com uso de medicação adequada.

Mas e você, o que achou das dicas que nós separamos sobre os tipos de Diabetes e as suas causas? Isso te ajudou de alguma forma? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.