Scroll Top

Horta e Jardinagem

Dicas de Adubo Caseiro para Hortas e Jardins, Como Preparar

 Uma forma de combater a agressão à natureza e a saúde humana causada pelos agrotóxicos colocados nas plantas, temos o adubo caseiro feito com cascas de frutas, folhas, vegetais, minhocas e muitas outras formas de preparar adubo caseiro, compostagem orgânica e manter um cultivo orgânico.

Veja aqui no blog Essas e Outras como fazer adubo caseiro para hortas, vasos, jardins e plantas em geral, são opções de adubagem orgânica super simples e eficientes, que além de economizar, teremos produtos de primeira qualidade.

adubo-caseiro-para-horta-

Adubo caseiro

Já imaginou que folha de confrei e folha de urtiga podem se transformar num ótimo adubo orgânico feito em casa? Sabia que as minhocas ajudam formar a adubagem orgânica? As cascas de frutas e verduras e até restos d epeixe e de camarão pode se transformar em adubo caseiro? Separamos uma lista grande de opções para fazer adubo feito em casa para plantas e como fazer passo a passo cada uma delas.

Como fazer adubo caseiro para horta

Folhas de urtiga e confrei

Coloque as folhas de urtiga de molho em água num balde longe do sol em temperatura ambiente e deixe agir por sete dias. Coar, guardar e borrifar o líquido em hortas, vasos e jardins toda semana.

Folhas de confrei

Colocar de molho duas folhas para um copo de água e deixar agir no sol por três dias. Coar, regar a terra com a água e misturar as folhas na terra.

Cinzas de madeira são ótimas contra pragas e ajudam nutrir a terra.

Benefícios da minhoca em hortas

O húmus da minhoca nada mais é do que o esterco da minhoca, que ajuda fornecer os nutrientes que a terra precisa para manter-se fértil.

As minhocas afofam a terra, facilitam a oxigenação e ajudam manter a umidade.

Os crustáceos e restos de peixe para adubo caseiro

Cascas de camarão ou restos de peixe podem ser usado para fazer adubo caseiro, basta cavar um buraco na horta com 40 cm de profundidade em média, colocar as cascas de camarão o as cabeças, barbatanas e barriga do peixe, cobrir com terra e esperar 1 mês. Revolva a terra, transfira a mistura para outro buraco e aguarde mais 1 mês e o adubo caseiro estará pronto para uso e rico em nitrogênio e fósforo.

Cascas de frutas, de ovos e pó de café usado

Mantenha um cesto de lixo próximo à cozinha para armazenar cascas de frutas, legumes, folhas, vegetais em geral, cascas de ovo, pó de café coado. Faça um buraco na terra, coloque as cascas, cubra com terra e aguarde 15 dias. Misture novamente para oxigenar e deixe curtir por mais 15 dias. A borra de café além de adubar e nutrir o solo com fósforo, nitrogênio e potássio, ela evita o mau cheiro e afasta lesmas e caracóis das plantas.

A casca de ovo aumenta a resistência das plantas contra pragas e agressões do tempo.

Folhas e grama para fazer adubo caseiro

Separe folhas de árvore que caíram, apara de grama e espalhe sobre a terra da horta ou vasos. Ao se decompor as folhas e a grama vão nutrir as plantas com nitrogênio e deixar a terra mais fofa, além d eótima cobertura morta para vasos e hortas.

Esterco como adubo caseiro

Usar esterco em plantas é um costume antigo e eficiente. A dica é misturar esterco de ave, bovino, de cavalos ou de ovelhas curtido na terra. Para curtir o esterco, deixe-o secar ao sol ou misture em água e deixe curtir no sol por 15 dias. Coar, pulverizar a água na terra e misturar o esterco curtido na terra.

Estas são algumas formas de adubar sua horta sem usar agrotóxicos, de maneira sustentável e eficiente.

Comente.

Assuntos do Artigo:
  • como as minhocas ajudam no adubo
  • preparar adubo caseiro para horta

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Dicas de Adubo Caseiro para Hortas e Jardins, Como Preparar!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: