Alimentação

Dicas de Alimentação Antes e Durante a Prova do Vestibular

Dicas de Alimentação Antes e Durante a Prova do Vestibular

dicas-de-alimentação-antes-e-durante-provas-vestibular

Com a chegada da época das provas e vestibulares, é importante se preocupar, além de muitas horas de estudo, com a alimentação. Como se preparar para o dia da prova com uma alimentação que ajude melhorar seu desempenho e atenção.

Segundo nutricionista, devemos evitar o consumo de álcool, alimentos pesados como feijoada, churrasco no dia da prova e um dia antes.

Beber na véspera em média dois litros de água para manter-se hidratado, já que a desidratação altera a memória, leva a falta de atenção e letargia. Não fumar, procurar ingerir alimentos de digestão fácil e que forneçam energia como suco de banana, açaí e granola. Outra dica é comer chocolate e banana, alimentos que diminuem a ansiedade.

A boa alimentação deve estar sempre presente na vida do estudante para que o bom desempenho seja alcançado com mais facilidade. Durante a prova, é importante levar água e isotônico e beber, intercalando-os em média de quinze em quinze minutos. Evite beber  grandes quantidade de uma vez, como por exemplo 200 ml, que pode dar vontade de ir ao banheiro. Consumir algum alimento salgado é importante para equilibrar a pressão arterial.

Alimentos de difícil digestão, queijos amarelos, embutidos devem ser evitados desde a véspera da prova.

Uma boa dica de alimentos que você deve levar para comer durante a prova do vestibular é:

  • Água;
  • Isotônico;
  • 1 Barra de chocolate de + ou – 100gr de preferência meio amargo ou 70% cacau;
  • 1 barrinha de cereal;
  • Clube social, bolhachinhas salgada ou um lanche natural feito antes de sair para não estragar;
  • Frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas;
  • Potinhos com uvas, frutas picadas como banana, maçã.

Alimentos leves, saudáveis, com fibras e que hidratam melhoram o desempenho, pois contribuem para ganharmos energia. Uma boa alimentação pode dar uma ajudazinha na hora de resolver as questões das provas de vestibular, despertar durante a prova e evitar o sono. A alimentação ideal antes e durante a prova do vestibular deve ser equilibrada entre doces, salgados e fibras, além da hidratação em forma de líquidos e evitando alimentos gordurosos.

Nunca vá as provas em jejum, com o estômago vazio. A alimentação deve ser leve, saudável e equilibrada, de preferência de três em três horas nos períodos que antecedem as provas.

Fazer a prova de barriga vazia pode causar dor de cabeça, tontura, fraqueza, queda da pressão arterial, hipoglicemia, além de perda da concentração, atenção e memória. Estudar e fazer prova consome muita energia mental, portanto é importante fazer refeições equilibrada e saudáveis no período das provas.

Ao levantar no dia da prova, faça um café da manhã como de costume, com leite, café ou chocolate, pão, queijos, geléias, enfim o que costuma comer, sem exagerar e num horário que tenha fome para almoçar antes de sair para a prova.

Faça um almoço leve, com verdura, pouco arroz e feijão, um pedaço de carne, que pode ser de boi, frango ou peixe. Evite frituras, alimentos pesados e comer em excesso para não sofrer com indigestão. Coma uma fruta de sobremesa.

Confira dica de suco energético

• 1 Polpa de açaí congelada
• 1 banana
• 1 colher de sopa de aveia
• 1 colher de sopa de linhaça dourada
• 150 ml de água gelada
• 1 colher de sopa de mel

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba antes da prova.

Confira as dicas de alimentação antes e durante a prova do vestibular. Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.