Saúde e Bem Estar

Dicas de Como Ter Vida Longa – Etapas do Processo de Envelhecimento

 

……….Confira dicas de como adotar novos hábitos que podem levar a longevidade. Saiba tudo sobre o processo de envelhecimento no quadro abaixo.

 

 

……….Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e o gerontólogo Alexandre kalache podemos viver mais e melhor, superando a expectativa média atual. Kalache afirma que: 80% da nossa vida depende do estilo e hábitos que adotamos ao longo da vida e somente 20% da genética.

……….O otimismo, a autoeficácia e auto estima são importantes para alcançar a longevidade. Idosos que se exercitam vivem melhor.

…….Para ter longevidade com saúde, é recomendado consumir mais alimentos integrais, fazer check-ups regulares (monitorar e controlar a pressão, o colesterol, a glicose e outras taxas no sangue), reduzir o sal, o açúcar e a gordura, e praticar exercícios regularmente.

……….Confira dicas para viver mais e melhor

1 – Tenha uma alimentação balanceada


……….Consumir com moderação e equilíbrio o açúcar, farinha e arroz refinados, álcool (principalmente o destilado, como cachaça, rum e uísque), sal e gordura.

……….O sal é a principal causa da hipertensão e, em excesso, pode desregular a pressão e aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

……….O açúcar é fonte direta de energia e calorias. Se consumido em exagero transforma-se em gordura e é acumulado pelo corpo, prejudicando o equilíbrio do metabolismo. A ingestão de açúcar demasiado é a principal causa de diabetes tipo 2, desenvolvida geralmente na fase adulta.

……….Evite frituras e gorduras, pois estão diretamente relacionado com problemas cardiovasculares e diversos tipos de câncer. A gordura também aumenta o mau colesterol (LDL), que pode entupir as artérias.

;………Procure fazer sempre um prato colorido, com alimentos verde-escuros (brócolis e couve-manteiga) – que são ricos em betacaroteno, substância que dá origem à vitamina A –, e vermelhos (uva, morango, cereja e açaí) – que têm antioxidantes capazes de eliminar os radicais livres.

……….Procure acrescentar também beterraba, pimentões, banana, jabuticaba, abóbora e manga. Quanto mais cores, melhor.

……….Sementes oleaginosas como as nozes, amêndoas e castanhas também são ricas em nutrientes e ajudam a prevenir problemas cardiovasculares. Peixes de carne mais escura (salmão e sardinha), por sua vez, são ricos em ômega 3, importante para o equilíbrio das gorduras no sangue.

……….O azeite de oliva deve ser introduzido na alimentação, que, quando usado em temperatura ambiente e doses moderadas (2 colheres de sopa diárias), diminui o colesterol ruim e aumenta a gordura boa na circulação sanguínea.

2 – Perdoe mais e saiba lidar com o estresse e a ansiedade

……….O bom humor é essencial para viver com qualidade. Guardar rancor interfere diretamente na saúde, e, segundo estudos, situações de angústia podem mexer com as células. O estresse, a ansiedade e a raiva acumulada são capazes de levar à hipertensão, a problemas cardiovasculares, e prejudicar principalmente o sistema de defesa.

……….O estresse também contribui para a produção de radicais livres, que são como uma ferrugem nas veias e artérias e nos deixam mais suscetíveis a doenças.

3 – Meça a pressão sempre

……….Uma das bases do envelhecimento saudável é prevenir e tratar precocemente as doenças crônicas. Para isso, é importante saber como anda a sua saúde, o seu corpo, e se há algum sinal de perigo.

……….A indicação é um exame básico, tanto para homens quanto para mulheres, uma vez por ano a partir dos 50 anos. Nessa checagem, é preciso que você faça:

  • – Medição de pressão (para evitar a hipertensão)
  • – Medição do açúcar no sangue (para prevenir diabetes)
  • – Medição de colesterol (contra problemas cardiovasculares)
  • – Exames para câncer (mamografia, papanicolaou, toque retal, etc)

……….É também fundamental que você respeite a cartela de vacinação e fique atento principalmente às vacinas oferecidas à terceira idade, quando o sistema imunológico está mais fraco.

4 – Pratique exercícios regularmente

……….A atividade física constante é uma condição para envelhecer bem. Uma boa medida é praticá-la 5 x por semana, por pelo menos meia hora.

……….A cada ano, perdemos cerca de 1% a 2% do nosso tônus muscular. Além de enfraquecerem, os músculos também se encurtam, e as atividades do dia a dia passam a ser mais trabalhosas. Nossa capacidade cardiovascular também diminui se estivermos em uma condição sedentária.

……….A dica dos médicos é estimular a capacidade cardiovascular com exercícios aeróbicos (que fazem suar) e fortalecer os músculos com musculação.

5 – Esteja no peso ideal

……….Engordar é aumentar as chances de desenvolver uma série de doenças crônicas. Ao chegar ao peso ideal, é fundamental que você o estabilize.

……….O ganho de peso está diretamente relacionado ao aumento da circunferência abdominal e, consequentemente, a uma maior resistência periférica à insulina, condição que prejudica o funcionamento do pâncreas e o controle de fabricação de energia.

……….Engordar também contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois o acúmulo de massa gorda aumenta a quantidade de colesterol ruim (LDL) no sangue. E a sobrecarga que a gordura impõe às articulações leva a problemas como artrose, que não mata, mas incapacita e reduz a qualidade de vida.

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……….Fonte – Bem Estar – Globo.

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