Carros

Dicas de Manutenção e Cuidados com Carro: Como Economizar combustível

Dicas de manutenção e Cuidados com o carro – Como Economizar combustível

Cuidados-Com-Seu-Carro-gastar-menosManter um carro em bom estado de funcionamento, sem grandes sustos por falta de manutenção e mantê-lo econômico depende de cuidados. Ter atenção com pequenos detalhes é importante para o bom desempenho do veículo  e vida útil mais longa.

Escolher o carro dos sonhos é apaixonante, mas é preciso mantê-lo em bom funcionamento. Quem não quer um carro econômico para ser seu? É o desejo de todos motoristas e proprietários de um automóvel, mas mesmo os mais  ditos econômicos, dependem de alguma interferência  e cuidados simples de manutenção para se manter com custo baixo de combustível.

Trocar peças recomendadas pela montadora e outros ítens podem agir diretamente sobre o consumo do combustível, confira:

  • Combustível comprometido – Um dos grande problemas de um automóvel pode estar ligado ao tipo de combustível usado. Abastecer o carro em um posto de combustível de confiança é fundamental. O combustível batizado vai comprometer peças importantes do carro, como o sistema de injeção entre outras. Procure posto de combustívem com selo da ANP.
  •  Filtros – O bom funcionamento do motor depende da manutenção dos filtros de ar, óleo e combustível do veículo, que devem ser trocados rigorosamente nos prazos recomendados pelo fabricante do carro. Filtros de ar e combustível vencidos causam um gasto maior de combustível.
  • Velas – Trocar as velas nos prazos que determina a montadora é muito importante, pois elas são responsáveis por introduzir a energia de ignição na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. As velas não precisam estar falhando para comprometer o rendimento do carro, aumentando o consumo de combustível. A troca de velas deve ser feita seguindo a recomendação da montadora e pode variar entre 15 mil a 100 mil quilômetros. O jogo de velas deverá ser trocado asssim que uma delas estragar.
  • Pneus – A calibragem dos pneus devem ser feita a cada 15 dias, pneus murchos interferem diretamente no desempenho do carro e no gasto de combustível. É importante seguir às recomendações da montadora em relação aos pneus dianteiros e traseiros, sempre baseado na lotação do veículo. Pneus gastos interferem na aerodinâmica dos automóveis e pode causar acidente.
  •  Alinhamento – carros desalinhados requer maior esforço do motor e gasta mais combustível. Alinhar as rodas é muito importante para o desempenho dos veículos. Devendo ser feito em todas as revisões.
  • Adaptações – É importante manter o carro original, sem adaptações que possam prejudicar o desempenho e levar a um maior consumo.  Adaptações não-recomendadas como pneus fora da medida, colocação de aerofólios e suportes que interferem na aerodinâmica do carro vão fazer você gastar mais.
  • Escapamento – Evite rodar com escapamento furado no carro, pois pode provocar falhas e aumento do consumo. O funcionamento dos motores são influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases. Peças do escapamento estragadas provocam falhas na marcha lenta e consequentemente num maior consumo de combustível.
  • Embreagem – Não dirija com o pé na embreagem que vai desgastar o sistema. Ao patinar a embreagem, acontece perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas. Isso, claro, faz aumentar o consumo.
  • Freios – Rodas com algum tipo de atrito contrário no freio interferem no rendimento do carro. Com roda travada o motor fará mais força para rodar e vai precisar de mais combustível. A revisão dos freios dos carros devem ser feita a cada 10 mil quilômetros.
  • Arrefecimento – Motor superaquecido perde potência e causa aumento do consumo.Troque o aditivo do radiador no prazo recomendado pelas montadoras e revisar todo o sistema de arrefecimento, como mangueiras, válvula termostática e interruptores.

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.