Saúde e Bem Estar

Dicas para a Prática de Atividade Física Bem Sucedida e Segura

 

 

 

                Cuidados e dicas que devemos ter ao fazer atividades físicas, exercícios, musculação, caminhadas, trilhas, corridas e outra atividade que estão fora do seu rítmo normal de vida.

  •  Ao realizar exercício e atividades físicas, faça antes uma consulta médica para saber seu estado de saúde e peça também orientação a um educador físico.
  • Inicie devagar. Incorpore gradualmente dia a dia mais atividade física até atingir  como objetivo 30 minutos diários de exercícios para melhorar sua saúde e controlar seu peso.
  • Estabeleça metas. Cumpra objetivos a curto e longo prazo e comemore seu sucesso.
  • Anote quando você se exercitou, que atividade fez, qual a duração e como se sentiu com a atividade. Trace o progresso adquirido.
  • Escolha diferentes atividades físicas, ajudando-o a alcançar seu objetivo, mantendo sua mente e corpo ativo a desafios, prevenindo-se do tédio. Varie atividades.
  • Procure usar roupas e calçados confortáveis e apropriados à atividade que estiver fazendo.

 

 

  • Ouça o seu corpo e se necessário interrompa a atividade física e consulte um médico se por acaso sentir tontura, dor de cabeça forte, incômodo ou dor no peito, ou outros sintomas anormais ao exercita-se. Persistindo a dor, procure imediatamente ajuda médica. Se estiver se sentindo fatigado ou doente descanse por uns dias e depois quando se sentir melhor volte ao seu programa de atividade física.
  • Forme grupos de caminhada com colegas de trabalho, faça aulas de dança com amigos, brinque com seus filhos ao ar livre. Encoraje seus amigos, vizinhos e parentes a apoiá-los e acompanhá-los em suas atividades.
  • Ao exercitar-se ao ar livre use boné, camiseta para filtrar o sol, protetor solar com fator maior que 15, repetindo a operação de 2 em 2 horas.
  • Evite a exposição solar entre 10h e 16h.
  • Os benefícios da atividade física regular é muito grande, além da melhora da saúde, você pode alcançar o seu objetivo atingindo o peso ideal e saudável. Ficar fisicamente ativo é um passo na direção certa, ajudando você a se sentir melhor.

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