Decoração e Manutenção

Dicas para Comprar ou Fazer Cortina com Trilho ou Varão

Veja aqui no blog Essas e Outras Dicas para Comprar ou Fazer Cortina com Trilho ou Varão, ideias de como calcular a metragem do tecido, tipos de tecido e muito mais.

Vamos fazer cortinas???

Ter cortina em casa é fundamental para deixar o ambiente aconchegante, harmonioso e bonito de se ver, vedar um pouco a luminosidade usando tecido blecaute e apesar de ser uma peça de decoração de preço alto quando se busca qualidade, nem por isso deve faltar na casa de quem tem menos posse e bom gosto.

Se você vai comprar ou está pensando em fazer a cortina da sua casa, vai gostar das dicas e informações que vamos deixar aqui nesta matéria do blog Essas e outras. Confira abaixo dicas para comprar ou para fazer cortina com varão ou com trilho, quando devemos usar uma delas e dicas da moda sobre cortinas.

dicas-de-como-fazer-cortina-em-casa-economizando-

Dicas para comprar ou fazer cortina

As cortinas podem ser de materiais variados, tecidos com texturas leves como a seda, voal, cetim tão em alta atualmente, mas que precisam de forro, ou cortinas com tecido de textura mais grossa e trama fechada como o chanton, o linho, o veludo, a sarja entre outros.

Dependendo da decoração como estofados,papel de parede ou cor da tinta é que optamos por tecido liso ou estampado na cortina. Parede estampada pede cortina lisa num dos tons da estampa e vice versa, a não ser que escolher um papel de parede com a mesma estampa da cortina.

A cortina pode ser de trilho ou de varão. A cortina de trilho suisso é indicada para casas com cortineiro de gesso ou de madeira, onde fica escondido e é feita com franzidor. Já a cortina de varão, muito bonita esteticamente, conhecida como estilo wave, só pode ser colocada em cortineiro com mais de 17 cm de largura.

A cortina de varão é mais indicada para parede sem cortineiro, deixando à mostra as ondas resultantes do encaixe dos ilhós no varão, o que dá um efeito lindo, principalmente se feita com bastante tecido. A dica é usar 3 vezes a medida da largura no tecido, que ser for de 2 alturas e com 3 m de largura, para cortina longa, pode ser feita na horizontal quando liso, economizando tecido e evitando as emendas. Se não for possível fazer a cortina de “atravessado”, a dica é comprar 3 alturas da medida total da cortina.

Meça o pé direito (altura) da parede, deixe tecido para uma barra de 20 cm, inclusive dobra e costuras laterais, que pronta deve ter 3 cm, sem esquecer da dobra.

As cortinas curtas ficam bem para quarto, principalmente de criança ou em janela com aparador ou outro objeto próximo. Elas são mais práticas, porém, menos sofisticadas do que as cortinas longas e que abrangem a parede toda.

Temos também as cortinas com pregas de tipos variados, como a prega americana, prega macho, prega inglesa, prega Paris, casinha de abelha que podem ser fixadas com trilho ou varão com argola.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como fazer cortina.

Assuntos do Artigo:
  • quando utilizar persinanas?

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.