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Saúde

Dicas para Ter Boa Digestão – Como Acabar com Azia, Dores Abdominais e Má Digestão

Dicas para Ter Boa Digestão

Má digestão é um problema sério, que incomoda demais e tem causas especificas. Nada mais saudável e confortável do que se alimentar e sentir-se bem, para isso é necessário ter boa digestão, sentir o estômago saciado e sem incômodo algum.

Porque temos má digestão? Porque sentimos azia, dores abdominais, estômago pesado, dificuldade em dormir, refluxo, mal estar após as refeições? Confira abaixo dicas para ter boa digestão, para comer certo e acabar com a má digestão.

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Dicas para ter boa digestão

A boa digestão esta relacionada a quanto comer o que comer o que fazer após as refeições, o que beber, como mastigar, o estado emocional, a regularidade nos horário das refeições, atividades físicas, massagens, tudo pode ajudar a melhorar a digestão, favorecendo a boa digestão.

O que comer para ter boa digestão

Evitar a fritura, uma atitude importante para amenizar a má digestão. As gorduras de frituras são negativas em relação à digestão, elas interferem no funcionamento do fígado, do pâncreas, do estômago e do intestino, ao aquecer, a gordura libera substâncias nocivas ao nosso organismo, a dica é evitar ao máximo frituras nas refeições.

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Comer com moderação

Comer com moderação e fracionado é muito importantes para ter boa digestão. Cada pessoa, conforme a idade, o corpo, o trabalho e o esforço físico têm a dieta ideal, com mais ou menos calorias. O excedente leva a má digestão, prejudica o aparelho digestivo, a saúde num todo. A dica é buscar informação com um médico endocrinologista ou um nutricionista sobre o cardápio certo para fases diferentes da vida, como crescimento, trabalho e manutenção.

A porção certa de alimentos diários é importante para ter boa digestão, manter a saúde, a defesa do organismo a doenças, manter a forma física. Comer demais dilata o estômago, pode provocar doenças como diabetes, obesidade, dores nas articulações, doenças hepáticas e do coração, fraqueza muscular. A dica é sair da mesa com a sensação de que poderia comer mais.

Mastigar bem

A mastigação é fator primordial para ter boa digestão. Ao mastigar bem os alimentos estamos adiantando a digestão e facilitando o trabalho do estômago, dos sucos gástricos, portanto, é necessário manter a saúde dos dentes para ter boa mastigação e mastigar bem os alimentos até diminuir bem os pedaços antes de engolir.

Sentimentos negativos como mau humor, tristeza, raiva, medo, cansaço, estresse físico, estresse emocional atrapalham a digestão. A dica é evitar discussões durante as refeições, evitar assuntos desagradáveis, e fazer das refeições um momento relaxante, sem broncas e distrações.

Intervalo entre as refeições

Comer sem critério e a qualquer hora causa problemas estomacais, hábitos errados na alimentação e prejudica o trabalho do estômago, cujas glândulas secretoras dos sucos gástricos funcionam com irregularidade, sem pausas para descanso, levando a problemas estomacais. A dica é fazer refeições em horários certos, com intervalos de em média três horas e sob orientação médica.

Comer é saudável, precisamos e ficar muito tempo com o estômago vazio ou viver lambiscando é prejudicial à saúde.

Quem trabalha muito até o esgotamento físico ou pratica atividades físicas, deve parar, aplacar a fadiga, o cansaço excessivo e em seguida se alimentar calmamente para que se inicie o trabalho dos sucos gástricos inexistentes durante, e logo após atividades físicas intensas e evitar a má digestão.

Evitar atividades físicas logo após as refeições é fundamental para que a digestão aconteça bem, já que grande parte do sangue se concentra no estômago e com outra atividade como atividades físicas, mental ou até um banho, vai dispersar o sangue que circula no processo digestivo. O recomendado é respeitar uma hora após as refeições para iniciar atividades físicas intensas ou tomar banho. É bom saber que o banho quente trás o sangue próximo  a pele e o banho frio retrai o sangue para o coração.

Pausa entre o jantar e deitar

O recomendado é esperar duas horas após o jantar para deitar e dormir, antes disso a digestão está sendo feita e ao deitar podemos ter refluxo e comprometer a digestão. A dica é após uma refeição mais pesada, fazer uma caminhada leve.

Evitar alimentos que nos cause aversão e preferir alimentos que apreciamos desde que sejam saudáveis numa dieta equilibrada, pouco calórica, fracionada, bem mastigada, em intervalos de 3 a 5 horas.

Escreva seu comentário, experiência e dicas sobre como ter boa digestão.

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