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Saúde

Dieta Desintoxicante do Bem Estar- 26/12/2011-Alimentos, Chás e Suchas

.Dieta Desintoxicante do Bem Estar- 26/12/2011- Alimentos, Chás e Sucha 

 

.Após as festas, muitas pessoas passam mal com os exageros na alimentação e bebidas. O Bem Estar da dicas de como você desintoxicar com uma alimentação leve e saudável, água, chás e suchas.

Dicas sobre como fazer uma excelente dieta desintoxicante do Bem Estar

.Veja quadro abaixo do Bem Estar.

 

No Bem Estar, as nutricionistas Rosana Raele e Patrícia Bertolucci, afirmaram que o suchá é uma mescla ótima para quem nao gosta de chá. è também refrescante e muito refrescante no verão. O suchá de gengibre é um ótimo anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na digestão. O verde, branco, de hortelã, erva-doce e capim-santo são outras boas opções. Mas não ultrapasse três ou quatro xícaras por dia.

O chá verde e o preto devem ser consumidos com ainda mais moderação, pois são ricos em cafeína e podem dar insônia, agitação e irritabilidade. Além disso, cuidado com os chás "laxativos", como o de sene, que podem irritar a mucosa intestinal e levar à desidratação por diarreia.

Os suchás têm efeito diurético, ou seja, ajudam na desintoxicação do organismo e diminuem a retenção de líquidos. Os rins são os encarregados dessa limpeza, filtrando substâncias que não servem mais e eliminando-as pela urina. Alguns chás também auxiliam na digestão e no trânsito intestinal.

Eles contribuem, ainda, para o trabalho do fígado, que faz a remoção de compostos estranhos (xenobióticos), transformando toxinas lipossolúveis em hidrossolúveis, para que possam ser descartadas pela urina, fezes, respiração e suor.

O processo de desintoxicação leva de três a quatro semanas e para curar a “ressaca” alimentar, não se devem fazer dietas radicais. Após os dias de fartura, portanto, é importante manter o consumo adequado de carboidratos, proteínas, verduras, frutas e gorduras.

Prefira as frutas, verduras e hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos, para não sobrecarregar o organismo ainda mais com toxinas.

Quanto às gorduras, evite as saturadas (carnes, embutidos e laticínios como creme de leite), as trans (algumas margarinas, massas folhadas, biscoitos, sorvetes e bolos industrializados, e alimentos prontos e congelados) e as frituras.

O azeite é a melhor opção, por ser rico nos ácidos graxos ômega 6 e 9. O óleo de coco também é uma boa alternativa, pois tem propriedades antioxidantes e benéficas para o intestino. Ambos os óleos são rapidamente absorvidos e metabolizados.

Alimentos ricos em corantes devem ser evitados, conservantes e adoçantes artificiais, dos enlatados, dos molhos prontos e dos produtos em embalagens plásticas, podem conter substâncias tóxicas como bisfenol A e ftalatos.

Escolha carboidratos integrais ou naturais. É o caso do arroz, dos cereais, da batata, mandioca, mandioquinha e do inhame.

Carnes vermelhas devem ser evitadas por conter muita gordura saturada e substâncias tóxicas – responsáveis por acidificar o sangue e prejudicar o processo de desintoxicação. Por isso, esses alimentos levam mais tempo para ser digeridos.

.Coma mais peixes, que concentram ômega 3, gordura poli-insaturada com propriedades antiinflamatórias. Em relação aos ovos, prefira os caipiras. Vejas outros exemplos de dieta desintoxicante abaixo:

Dica de alimentos detox

  •  Açafrão: Tem um composto chamado curcumina, capaz de ativar o efeito nas enzimas antioxidantes.
  •  Alecrim: Contém flavonoides e ácidos fenólicos, que concentram grande atividade antioxidante e ajudam na proteção do fígado.
  •  Alho: Antibiótico natural, protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Os componentes alicina e ajoeno têm ação anti-inflamatória, auxiliando em problemas digestivos e do colo.
  •  Couve: Além de possuir alta capacidade antioxidante, é ótima fonte de cálcio. Sua composição nutricional favorece a fixação do cálcio nos ossos e potencializa o efeito diurético da dieta.
  •  Frutas vermelhas: São ricas em antioxidantes, como ácido elágico e antocianinas. Também são excelentes fontes de nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C.
  •  Gergelim: Rico em cálcio, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
  •  Semente de linhaça: Contém lítio, que atua no controle da ansiedade. Também é uma importante fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.
  • Vegetais crucíferos: couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.

Como melhorar a ressaca com dieta desintoxicante
A famosa ressaca nada mais é do que uma leve intoxicação hepática, em que o fígado ficou fragilizado após trabalhar demais para metabolizar toda a quantidade de álcool ingerida.

.Para sair desse estado, é preciso deixar o fígado descansar e hidratar o organismo, na tentativa de eliminar as toxinas mais rapidamente. Algumas dicas são:

  • Tome muita água, água-de-coco e bebidas isotônicas para repor sais minerais
  •  Ingira produtos integrais (massas, arroz, biscoitos e pães)
  •  Consuma frutas ou sucos naturais e legumes cozidos
  •  Evite leite de vaca, carnes vermelhas, frituras e gorduras (como manteiga e margarina)

..Mas e você, o que achou das dicas do bem estar sobre a dieta desintoxicante? Comente.

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