Dietas e Exercícios Físicos

Dieta do índice Glicêmico – Como Funciona a Dieta “AfinaRocha”

Dieta do índice Glicêmico

Tudo sobre como Funciona a Dieta do "AfinaRocha" feita pelo apresentador Fernando do Bem Estar.

Dieta é um assunto moderno e muito discutido, pois está relacionado diretamente com nossa sobrevivência, saúde e bem estar. Que dieta fazer, qual delas se adapta melhor com nosso corpo, qual é a mais saudável e dará um resultado mais rápido? Hoje vamos falar da dieta do índice glicêmico.

A dieta do índice glicêmico é a dieta que busca o equilíbrio entre um grupo de alimentos como fibras, proteínas, carboidratos e gorduras, resultando em menos açúcar no corpo, nível menor de glicose no sangue e fome mais controlada. Trata-se da combinação certa de alimentos ricos em fibras e proteínas acrescidos de pouco carboidrato e gordura.

Uma porção de batata ou arroz, alimentos considerados rico em carboidratos e alto índice glicêmico podem ter esse alto índice glicêmico amenizado se combinados com alimentos ricos em fibras, como folhas verdes escuras, legumes crus ou cozidos como a cenoura, a beterraba, o repolho, a vagem, a abobrinha, a proteína da carne e sementes. Esta combinação vai controlar o índice glicêmico do arroz OU da batata por exemplo.

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Alimentos certos na dieta do índice glicêmico

A dieta do índice glicêmico terá um resultado melhor ainda se trocarmos o arroz branco pelo arroz integral. No caso de ficar com o arroz branco, acrescentar a proteína vegetal (feijão) e uma proteína animal vai balancear o aumento rápido do açúcar que o arroz branco causa.

Fazer uso de sementes nas refeições, frutas, legumes, verduras, gorduras boas (óleos vegetais e das sementes, azeite, etc, em pequenas porções também), mais a versão integral de alimentos, cereais

O que evitar na dieta do índice glicêmico

Evite alimentos com mais carboidratos e gorduras como tortas, pastel, salgados, massas como panquecas, pães, além dos doces.

Evitar sempre alimentos ricos em açúcares, sal e gorduras, grandes vilãos para a saúde do coração que podem provocar a longo prazo infartos e AVC. Estes ingredientes também são encontrados em embutidos, alimentos perigosos à saúde e dietas.

Evite refrigerantes, prefira as frutas de sobremesa sempre acompanhada por sementes como a linhaça, chia, quinua, ou cereal como a aveia.

Cardápio da dieta do índice glicêmico

Almoço – Coloque no seu prato uma pequena porção de arroz (1 colher grande rasa), folhas verdes como agrião, rúcula, chicória, brócolis representando metade do prato, uma porção de carne que pode ser peixe, frango ou carne vermelha magra, e legumes como a cenoura, beterraba e  proteína vegetal como ervilha, vagem de orelha ou vagem comum e feijões, escolhendo sempre uma opção delas.

Sobremesa – uma fruta

No jantar escolha uma sopa de legumes e carne ou uma omelete com tomates, queijo branco, azeitonas, erva como o orégano, manjericão ou salsa.

O café da manhã e as refeições intermediárias devem ser feitas seguindo o mesmo princípio da dieta do índice glicêmico, equilibrando os nutrientes com opções menos calóricas e mais saudáveis como duas fatias de pão integral pela manhã com queijo branco, leite desnatado, iogurte e fruta, Uma fruta com cereais ou sementes no lanche da tarde.

As refeições da dieta do índice glicêmico dão mais saciedade com menos calorias o que representa perda de peso.

A prática de atividades física e a ingestão de no mínino dois litros de água ou líquidos ao dia fazem parte da dieta do índice glicêmico, usada pelo apresentador do Bem Estar Fernando no desafio “afinaRocha”.

Vale a pena tentar. Comente dúvidas ou o resultado aqui no blog Essas e Outras.

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