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Dieta Dunkan: Comer o que Quiser e Emagrecer, Dieta Ana Maria Braga

No Mais Você de 23/10/2012, a Ana Maria Braga mostrou uma dieta revolucionária chamada Dieta Dunkan. Criada pelo médico francês Pierre Dukan, a dieta vem com uma proposta irresistível para emagrecer: "Comer o quanto quiser". Parece incrível, porém a dieta é bem controlada e e sua principal marca é a falta de carboidratos.

A nova proposta de emagrecimento chamada Dieta Dunkan já foi usada por celebridades em todo mundo como Kate Middleton para afinar a cintura, Penélope Cruz, Jennifer Lopez e o presidente da França, François Hollande, com resultado positivo.

Como emagrecer com a Dieta Dunkan? Confira dicas abaixo de como seguir a dieta Dunkan:

A Dieta Dunkan é baseada em proteínas da carne e vegetais. São 100 alimentos, sendo 72 de origem animal e 28 vegetal, podendo comer o que quiser na quantidade desejada, perdendo peso. É importante a ingestão  de farelo de trigo aumentando a sensação da saciedade e garantindo o bom funcionamento intestinal.

Como toda dieta, temos pontos positivos e negativos que devem ser lembrados. O ponto positivo da Dieta Dunkan é poder comer sem restrição, o que é explicado pelo baixo consumo de gorduras associado à Dieta Dunkan.

Os pontos negativos são a produção de corpos cetônicos, podendo causar mau hálito e elevam a amônia, substância tóxica que causa problemas como a gota.

A falta de carboidratos pode causar cetose, com sintomas que vão desde tontura, dores de cabeça, fadiga e indisposição, além de possíveis desmaios. Existe a possibilidade de aos poucos, o corpo parar de queimar gordura e passar a queimar os músculos (massa magra), como forma de buscar energia para substituir o consumo de carboidratos. Além disso cortar alimentos de vez do hábito alimentar pode  causar deficiências de alguns nutrientes e vitaminas, essenciais para manter a saúde e equilíbrio do organismo.

ATENÇÃO –  essa dieta pode levar ao  efeito sanfona, uma vez que assim que a alimentação for reestabelecida, todo peso perdido pode ser ganho novamente. Isso ocorre porque não há uma efetiva reeducação alimentar.

Apesar de todas esses cuidados a observar, a Dieta Dunkan deu e continua a dar resultados positivos em muitas pessoas.

A rapidez no emagrecimento também é evidente, e quem explicou tudo para o Mais Você foi o próprio criador da dieta, o nutricionista Pierre Dukan.

Como fazer a Dieta Dukan. A dieta baseia-se em quatro fases, com cardápios diferentes de alimentos:

  • Primeira fase – Ataque – Na primeira fase é um ataque ao sobrepeso com proteínas puras, com baixo teor de gordura, estão liberadas somente as proteínas magras. Deve se comer frango (sem pele), peito de peru, clara de ovos, peixe e crustáceos de todos os tipos (menos o atum light, salmão e camarão), bifes magros, iogurtes e coalhadas desnatadas, sem limite de quantidade. Pode beber líquidos como: água, café e chá, refrigerantes zero e adoçantes artificiais. É importante beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia), e comer uma colher e meia de farelo de aveia por dia. A primeira fase dura cinco dias, sem nada de carboidratos.
  • Segunda fase – A alternância: fase de maior emagrecimento, devendo acabar apenas quando você atingir o peso ideal. Além das proteínas magras permitidas na fase anterior, são liberados alguns legumes e verduras, com excessão daqueles ricos em carboidratos, como grãos, cereais e tubérculos (batatas, mandiocas etc). Alimentos que não podem faltar na 2ª fase: tomate, pepino, rabanete, espinafre, aspargo, vagem, repolho, couve, cogumelo, aipo, todas as alfaces, acelga, berinjela e abobrinha. Vegetais proibidos: batata, arroz, milho, grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijões. Você só pode passar para a terceira fase quando alcançar o peso que você pretende atingir.
  • Terceira fase – Consolidação: a função dessa fase é manter o peso alcançado na fase anterior. É necessário manter todas as restrições do cardápio anterior, mas com algumas pequenas “extravagâncias”: pode-se comer uma fruta por dia, e ter duas refeiçõs livres (sem abusar!) por semana. A duração dessa fase deve ser de 10 dias por quilo perdido (ou seja, se você perdeu 3 quilos, deve manter essa fase por 30 dias). O que não pode faltar na alimentação: todos os ingredientes da primeira e segunda fase, mais pão integral e frutas (menos banana, uva e cereja).
  • Quarta fase – Estabilização: fase de “manutenção” de seu novo visual. Acredite! nada é proibido, apenas manter a moderação e o  bom senso. É interessante repetir as regras da primeira fase uma vez por semana. É indicado também, o consumo de um litro e meio de água e três colheres de farelo de aveia por dia, além de 20 a 30 minutos diários de exercícios físicos. É permitido comer tudo o que se deseja, contanto que a pessoa siga as regras da dieta pelo menos uma vez na semana. Alimentação normal com um dia de proteínas puras, aconselha-se quinta-feira (duração: para o resto da vida). Se, em alguma semana não puder ser naquele dia, faça em outro dia, mas na semana seguinte volte para o dia que você escolheu.

O resultado vai depender do tempo que você dedicar à segunda fase da Dieta Dunkan.

Observação importante

Nada pode ser frito, todos os alimentos devem ser cozidos, grelhados ou assados. Cuidado na hora do tempero: não acrescentar molhos, pode ser usado azeite (com moderação, uma colher de sopa por dia), sal (com moderação) e ervas.

Escreva aqui no blog EssaseOutras seu comentário sobre a dieta Dunkan.

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Comentários


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2 Comentários

  1. perla disse:

    Hoje tomei uma decisão .. vou fazer a dieta … espero resultados

  2. eliumar disse:

    Preciso emagrecer urgente ,estou parecendo uma bomba relógio…

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