Mamãe, Bebê e Criança

Dieta para Amamentação – Dicas de Alimentação Correta para Mamães

Dieta para Amamentação – Dicas de Alimentação Correta para MamãesDieta para Amamentação

AAmamentar é um ato de amor indispensável para o bom desenvolvimento da criança. Muitas mães ainda deixam de amamentar por falta de informação, por pensar que não tem leite e começam introduzir muito cedo na alimentação dos bebês outros tipos de alimentos, que só vão atrapalhar o período ideal de amamentação.

O período recomendado do aleitamento materno é de 6 meses, sem oferecer nada mais à criança. Neste período o leite é suficiente para suprir todas as necessidades do organismo do bebê. Após os seis meses, já é liberado alguns alimentos complementar para o bebê, sempre com orientação do pediatra.

As vezes as mamães pensam que não produzem o leite suficiente para seu bebê ou que seu leite é fraco e não vai sustentá-lo, tolice, todas as mães podem e tem o leite indicado para seu filho, basta fazer uma dieta saudável e equilibrada, rica em líquidos e nutrientes para manter a boa saúde e deiar o bebê sugar o leite, que com certeza ele vira cada vez mais.

Dieta para Amamentação

Tudo o que ingerimos, vai para o leite materno é importate evitar alimentos gordurosos, excesso de açúcares, excesso de cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos que possas provocar alguma reação alérgica no bebê e provocar cólicas. Caso seu bebê tenha sintomas de alguma reação alimentar, peça orientação médica.

 A alimentação de uma lactente deve ser balancada, sem excessos, procure ingerir alimentos integrais, frutas secas, sementes como castanhas, amendoim leite e seus derivados.

Ao amamentar, dividimos nossos nutrientes com o bebê, portanto, é importante estar sempre atenta com a alimentação e procurar fazer de cinco a seis refeições diárias, dando prioridade para frutas, legumes, verduras e fibras
A bebida alcoólica pode interferir na absorção dos nutrientes pela mãe e também pode ser absorvido pelo bebê através do leite materno.

O organismo materno necessita de muita energia para produzir o leite e o gasto calórico é grande. Dieta rigorosa neste período não é recomendada, pois pode ocasionar a perda de músculo e energia, ou seja, massa magra. Evite adoçante e produtos light e diet por possuírem substâncias químicas, a não ser por extrema necessidade da mãe, em caso de doenças pré existentes como diabetes.

Caso esteja acima do peso, é recomendado após a dieta (40 dias após o parto) começar caminhar seguindo observações médicas. Após três meses do parto, os esportes são liberados.

Só use e consuma remédios com recomendação médica. A pílula anticoncepcional deve ser usada somente com recomendação médica, seu médico vai indicar a pílula certa para seu caso.

Muitas são as dúvidas sobre alimentos que ajudam a produzir mais leite. As vovós e mamães diziam que se comer canjica com bastante leite, ou tomar chás,etc. Na verdade o que faz com que o leite aumente é o estímulo da sucção do bebê. Procure deixar o bebê mamar até esvaziar a mama e só depois passe para a outra mama.

Gostou das dicas sobre dieta para amamentação? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita, estamos atualizando diariamente nosso blog com matérias informativas variadas, confira!!

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.