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Alimentação Saúde

Dieta Vegetariana: Dicas Nutricional, Dieta, Cardápio sem Carne animal

Confira tudo sobre dieta vegetariana, cardápio equilibrado, com nutrientes e vitaminas necessárias para suprir as necessidades do nosso organismo.

dieta-vegetarianaDieta sem carne animal é o desejo de quem quer tornar-se ou já é vegetariano. Mas, como conseguir suprir todas as necessidades nutricionais do nosso organismo sem comer carne?

Ao tornarmos vegetariano, estamos com certeza pensando nos pobrezinhos dos animais que morrem todo dia para nos alimentar, pensando em mudar o estilo de vida ou na saúde.

Uma dieta vegetariana deve antes de mais nada ter um bom acompanhamento de nutricinista, para que não falte os nutrientes essenciais e necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

A dieta vegetariana é totalmente capaz de suprir nossas necessidades diárias de vitaminas, afirma a Associação Dietética Americana(ADA), desde que feita com acompanhamento do profissional capacitado para tal, no caso o nutricionista, pensando sempre nas vitaminas que precisamos para o bom funcionamento do nosso corpo, com uma dieta equilibrada e balanceada.

O que é preciso comer numa dieta vegetariana para não ficar com deficiência de vitaminas? Uma dieta vegetariana deve ser farta em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, proteínas vegetais e oleaginosas. É fundamental numa dieta vegetariana, substituir as vitaminas que tiramos ao eliminar a carne.

A vitamina B12, presente na carne animal é importantíssima. É a vitamina B12 que nos garante mais energia, disposição, concentração e sua falta pode causar anemia. A vitamina B12 é encontrada em alguns alimentos industrializados como cereais matinais, leite, arroz integral, leites e iogurtes a base de soja. Alguns suplementos vitamínicos podem repor a vitamina B12.

A exposição ao sol é um aliado na reposição da vitamina D, que encontramos no leite e seus derivados.

O ômega 3, protege e fortalece nosso coração, está presente na semente de linhaça, nozes, soja, canola, peixes.

Além da vitamina D que melhora a imunidade, a vitamina C também fortalece o sistema imunológico, sendo capaz de potencializar o ferro que ingerimos. A vitamina C é encontrada na laranja, na tangerina, na acerola, limão.

Uma dieta vegetariana balanceada deve ser rica em frutas, hortaliças e buscando sempre controlar o carboidrato. A dieta vegetariana deve conter sempre feijão, grão de bico, ervilhas, lentilhas ou vagem. Procurar sempre consumir soja, em forma de proteína texturizada (carne de soja), não misturar alimentos que contenhamm ferro e cálcio, pois o cálcio anula o efeito do ferro, eles competem na absorção de suas respectivas vitaminas.

A dieta vegetariana deve ter proteína, ferro, cálcio, zinco, vitaminas B12 e ômega 3 sem falta. Muitos alimentos "parecidos com os feitos com carne" podem ser feitos com hortaliças, soja, não deixando nada a desejar a eles. Temos receitas variadas de "kibe", "coxinha", "tortas", e outros pratos, todos feitos sem carne e muito saborosos. Em breve traremos aqui no blog Essas e Outras receitas vegetarianas.

Crianças, gestantes e idosos devem escolher alimentos adequados, sempre com orientações médica.

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Assuntos do Artigo:
  • cardapio sem carne

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