Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Dislipidemia e Colesterol Alto: O que É, Causas, Sintomas, Tratamento

Dislipidemia e Colesterol Alto: O que É, Causas, Sintomas, Tratamento

dislipidemiaO que é dislipidemia?

A Dislipidemia é definida como um aumento na quantidade de gordura presente no sangue, que pode levar à formação de placas de ateroma que aumentam muito o risco de AVC, infarto e outros problemas de circulação. Ela costuma ser classificada em pelo menos quatro tipos mais comuns, são eles:

* hipercolesterolemia isolada: aumento da taxa de colesterol

* hipertrigliceridemia isolada: aumento da taxa de triglicérides

* hiperlipidemia mista: aumento tanto na taxa de colesterol quanto na de triglicérides

* diminuição isolada do HDL: diminuição da taxa de HDL que pode estar associada a um aumento dos triglicérides ou do LDL.

O que causa?

Quanto a origem, a Dislipidemia pode ser dividida em primária, que teria como causa componentes genéticos e até mesmo dietas inadequadas, e secundária, quando decorre de alguma outra doença de base como a resistência à insulina, Diabetes Mellitus, Síndrome Nefrótica, Síndrome de Cushing, consumo exagerado de álcool e medicamentos.

Os mecanismos da doença variam de acordo com a sua etiologia. No caso da Dislipidemia primária, as altas ingestas de gorduras trans e outras fontes de lipídeos acabam refletindo principalmente sobre o fígado, que sofre uma redução na quantidade de receptores de LDL, levando a uma menor captação de LDL pelo órgão e a um aumento nas taxas de colesterol no sangue. 

No campo das doenças que carregam um componente genético merece destaque a Hipercolesterolemia familiar heterozigótica, distúrbio de herança recessiva que se caracteriza por uma mutação no receptor de LDL, podendo ser causada também por uma redução na sua expressão ou pela expressão de receptores defeituosos. Quando ocorre na forma homozigótica é muito grave, podendo levar a eventos isquêmicos ainda na primeira e segunda décadas de vida. 

Quais os sintomas?

A Dislipidemia é uma doenças assintomática, o que torna essencial a realização de exames de rotina e dosagens de lipídeos. Para evitar surpresas negativas, leve um estilo de vida saudável e procure o seu médico regularmente.

Qual o Tratamento?

O tratamento da Dislipidemia deve ser prescrito por um médico, de acordo com o grau da doença e características próprias do quadro, em cada paciente. Em geral, é comum a administração de Estatinas, medicamentos que inibem a enzima HMG-CoA redutase, gerando um aumento na expressão de receptores hepáticos que promovem a remoção do colesterol do sangue e previne eventos ateroscleróticos. 

Mas e você, o que achou do post que nós preparamos sobre Dislipidemia? Ele te ajudou a entender melhor a doença e saber como evitá-la? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • dislipidemia sintomas
  • sintomas da doença dislipidemia

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Dislipidemia e Colesterol Alto: O que É, Causas, Sintomas, Tratamento!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: