Lição de casa

Domínios Morfoclimáticos do Brasil: Características, Tabela e Mapa

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

mapa-dominios-morfoclimaticos

O estudo da Geografia do Brasil permitiu a organização do território nacional em regiões que apresentam características climáticas, botânicas, pedológicas e hidrológicas semelhantes. São os chamados Domínios Morfoclimáticos, que segundo a classificação feita pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber em 1970, dividem o país em seis áreas bastante distintas, confira abaixo.

Como se dividem os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

* Domínio Amazônico: o maior domínio natural do Brasil apresenta mais de 2,5 milhões de km², clima equatorial e subequatorial, mata equatorial e relevo com predomínio de terras baixas e planícies. Há também planaltos antigos cristalinos e regiões serranas.

* Domínio dos Cerrados: abrange a maior parte de Mato Grosso, Goiás e parte dos estados de Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. É caracterizado pela vegetação mista, com arbustos e árvores esparsas, e pelos chapadões.

* Domínio de Mares e Morros: É o domínio que ocupa basicamente o litoral brasileiro e sofreu maior degradação desde o início da ocupação do território brasileiro. É caracterizado pela floresta tropical latifoliada, pelo clima que comporta chuvas de verão e estiagens de inverno, e pelos morros ondulados que originam os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste

Domínios-morfoclimáticos-tabela

* Domínio das Caatingas: também conhecido por abrigar o chamado "Polígono das Secas", a Caatinga é um domínio marcado pela escassez de água, devido aos fatos dos rios que banham a região serem, na sua maioria, intermitentes. O clima semiárido também contribui para que a área apresente vegetação formada por plantas xerófitas e cactáceas.

* Domínio das Auracárias: também conhecido como domínio dos planaltos subtropicais, estende-se do centro-oeste do Paraná atéo norte do Rio Grande do Sul e é caracterizado pelas menores temperaturas médias registradas no país. Há predomínio de planaltos arenito-basálticos, com cuestas e depressões periférias, além da ocorrência de terra roxa.

* Domínio das Pradarias: o domínio que recobre a divisa do Brasil com o Uruguai e a Argentina é caraterizado pela vegetação rasteira e gramíneas (pampas), pelo clima subtropical e pela presença de colinas com encostas de baixa declividade, chamadas de coxilhas, e elevações residuais, os cerros.

Mas e você, o que achou do resumo sobre os Domínio Morfoclimáticos brasileiros? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • clara aguiar bbb
  • participantes bbb14
  • big brother brasil 2014 participantes
  • QUADRO DE TIPOS DE CLIMAS E SUAS CARACTERISTICAS
  • tabela de domínio morfoclimatico

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.