Scroll Top

Lição de casa

Dúvida na Filosofia: Significado para Sócrates, Platão e Aristóteles

.

.

…………….Em poucas palavras podemos definir a Dúvida como a ausência de convicção sobre um determinado tema. No entanto, os grandes filósofos nunca se contentaram com essa definição e sempre buscaram encontrar de fato um sentido e uma explicação para esse sentimento.

…………….Além de motivar métodos científicos e estar presente nos passos da experiência filosófica (estranhamento, questionamento e busca pela resposta), a dúvida se relaciona com muitos conceitos.

…………….Ainda durante a Grécia Antiga, muitos filósofos e pensadores passaram a duvidar da supremacia e até mesmo da existência dos deuses e divindades. Esse tipo de dúvida, que hoje é classificada como agnosticismo, levou a filosofia grega a uma superação da razão em relação ao pensamento mitológico.

…………….E foi assim que os filósofos Pré-Socráticos voltaram o seu interesse ao Universo e aos fenômenos da natureza. Eles começaram a buscar explicações para tudo através da razão e do conhecimento científico.

.

.

…………….Já os Sofistas defendiam a importância do ser humano como indivíduo. Eles davam valor a educação que teria como objetivo formar cidadãos plenos. Sócrates, filósofo conhecido como o patrono da filosofia, tinha na dúvida a base de sua concepção.

…………….Ele questionava pessoas comuns e fazia de suas respostas uma busca pela verdade. Seu discípulo Platão fez a primeira sistematização do pensamento filosófico defendendo a existência do “mundo das ideias” onde eram mantidas as “essências” de todas as coisas.

…………….Por fim, Aristóteles defendia a essência e a existência com coprincípiose a alma inteligível. Conceitos como matéria e forma, substância e acidente possuem especial importância no pensamento filosófico aristotélico.

…………….Muitos filósofos vieram depois destes defendendo teses sobre a dúvida e sua real importância. Algo que podemos ter certeza é que o questionamento sempre moveu a busca pela verdade e é até hoje o grande motivador da exploração de antigos e novos conhecimentos.

Assuntos do Artigo:
  • duvida filosofica
  • a duvida filosofica
  • o que é duvida
  • dúvida na filosofia
  • o que é duvidar
  • o que e duvida?
  • filosofia duvida

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (4 Votos, Média: 1,75 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Dúvida na Filosofia: Significado para Sócrates, Platão e Aristóteles!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: