Informação

Efluentes da Indústria do Vidro: Substâncias Químicas e Tratamentos

Efluentes da Indústria do Vidro: Substâncias Químicas e Tratamentos

Efluentes da Indústria do Vidro: Substâncias Químicas e Tratamentos

O desenvolvimento da Indústria do Vidro fez com que nos dias de hoje fosse possível produzir uma grande variedade de objetos e utensílios muito úteis a partir de processos parecidos. Todos os tipos de vidro são obtidos industrialmente por fusão e arrefecimento de materiais inorgânicos, mas que materiais são esses?

Ao invés de nos determos na matéria prima, neste post falaremos um pouco sobre os Efluentes Industriais envolvidos no processo de produção do vidro. Esses materiais quando são lançados no meio ambiente sem tratamento geram degradação.

Alguns são acrescentados ainda no início do processo como matéria-prima, como por exemplo: óxido de chumbo, arsênio, Trióxido de Antimónio, Selênio, óxido de bário, óxido de zinco, titânio, magnésio, ácido sulfúrico, óxido de potássio entre outros.

..Tudo isso faz com que ocorra na atmosfera a emissão de materiais como o dióxido de enxofre, o dióxido de carbono, os óxidos de azoto entre outros metais pesados presentes neste tipo de produção. Se não bastasse isso, durante todo o processo é usado um grande volume de água.

Essa água entra em contato com substâncias tóxicas pode gerar entre outras coisas, sulfato de chumbo e ácido hexafluorosilico. Nos casos em que essa água é lançada sem tratamento no meio ambiente, pode trazer uma série de malefícios a natureza e também a saúde os seres vivos.

Os outros efluentes gerados também precisam ser neutralizados passando por processos complexos e que são exigidos para evitar danos ainda maiores ao nosso meio. Mas e você, o que acha dos efluentes? Como fazer para evitá-los? Deixe o seu comentário.

O que achou da mat´[eria sobre Efluentes da Indústria do Vidro?Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tratamento de efluentes processo de vidro

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.