.

eletrizacao por contato gerador Eletrização por Contato: Explicação, Exemplos, Desenhos e Exercícios

.

……………No estudo da Eletrostática nos deparamos com uma série de alterações de cargas elétricas positivas e negativas chamadas Eletrizações. Existe a Eletrização por Atrito, a Eletrização por Indução e a Eletrização por Contato. Neste post falaremos um pouco sobre o último tipo citado acima.

……………A Eletrização por Contato acontece quando dois corpos condutores entram em contato adquirindo ambos cargas de mesmo sinal (positivo ou negativo). Se os dois corpos tiverem a mesma forma e a mesma dimensão, a carga final dos dois será de mesmo sinal e de mesmo valor.

.

eletrizacao por contato Eletrização por Contato: Explicação, Exemplos, Desenhos e Exercícios

.

……………No esquema acima você pode ver duas esferas, A e B, onde A tem carga positiva e B é neutra. Ao entrarem em contato os prótons de A atraem os elétrons de B que são anulados. Assim sendo os dois corpos terminam o processo com cargas positivas de mesmo valor, afinal possuem a mesma forma e dimensão.

……………A ilustração abaixo tirada do site “Efeito Joule” mostra um pouco melhor como o processo ocorre de forma dinâmica. Repare que os dois corpos precisam ser condutores para que a eletrização seja bem sucedida e tenha esse resultado. Confira a imagem:

efeito joule imagem Eletrização por Contato: Explicação, Exemplos, Desenhos e Exercícios

……………Veja o exemplo que nós separamos:

……………Duas esferas metálicas iguais A e B, possuem cargas elétricas inicias respectivamente iguais a -2uC e 8uC. Qual o valor das cargas elétricas em cada uma após o contato entre elas?

Qa’ + Qb’ = Qa + Qb — Qa’ + Qb’ = -2 + 8 — Qa’ + Qb’ = 6

2Q’ = 6 — Q’ = 6/2 — Q’ = 3uC

Resposta: Após o contato cada esfera possui uma carga de 3uC.

.

……………Mas e você, o que achou das explicação??? Deixe o seu comentário.