Explicação sobre eletrização por indução – aula, exercícios, explicação, desenhos e exemplos.

eletrizacao por indicao Eletrização por Indução: Explicação, Exemplos, Desenhos e Exercícios.Estudando Eletrostática com certeza você vai encontrar situações em que ocorre a troca ou alteração de cargas elétricas. Os processos mais conhecidos são os de Eletrização por Atrito, Eletrização por Contato e Eletrização por Indução. Neste post você verá um pouco mais sobre o último tipo de eletrização.

.A Eletrização por Indução acontece com a presença de um corpo Indutor (com carga positiva ou negativa) e um corpo Induzido ( com carga neutra). Neste processo não há contato entre os corpos e ainda assim o corpo induzido vai adquirir uma carga contrária a do indutor.

.Outro detalhe é que a eletrização por indução só pode ser feita através de um fio terra que transfere ou escoa elétrons para um dos corpos.

Confira abaixo o desenho explicativo que nós preparamos sobre Eletrização por Indução:

Exemplos de Eletrização por Indução

.

eletrizacao indicao Eletrização por Indução: Explicação, Exemplos, Desenhos e Exercícios

.Na imagem acima você pode ver que a esfera A é o indutor eletrizado positivamente enquanto a esfera B é o induzido neutro. Com a atração dos elétrons, o fio terra entra em ação transferindo mais elétrons que que anulam os prótons que foram repelidos pelo corpo A.

.Assim no fim do processo as duas esferas possuem cargas elétricas opostas, sendo que o mesmo aconteceria se o corpo A estivesse carregado negativamente. Nesse caso o invés de transferir elétrons o fio terra escoaria elétrons para que o corpo ficasse eletrizado positivamente.

Mas e você, o que achou da explicação sobre Eletrização por Indução?

Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • eletrização por indução
  • exemplos de eletrização por indução
  • eletrização por indução exemplos
  • exemplo de eletrização por indução
  • exemplo de eletrização por atrito
  • exercicios de eletrização por indução
  • eletrizaçao por atrito contato e induçao -experiencias
  • indução eletrica desenhos