.

carga eletrica Eletrostática: Carga Elétrica e Elementar, Prótons e Elétrons Calcular

.

…………….Você já ouviu falar em Eletrostática?! Com certeza pelo menos alguma experiência relacionada ao tema você já fez. Que tal aquela em que você esfrega uma caneta numa blusa de lã por um tempo e depois ela fica presa a parede?! E aquela de colocar o braço em frente a tela de uma televisão de tubo logo depois de seu desligamento para ver os pêlos serem atraídos e ficarem arrepiados?!

…………….Essas experiências só são possíveis por causa das Cargas Elétricas presentes nos átomos de cada partícula. Neste post nós falaremos um pouco mais sobre essas cargas, seus valores e suas funções no universo e até mesmo no nosso cotidiano. Confira:

…………….Como todos nós sabemos, no núcleo de cada átomo é possível encontrar dois tipos de partículas: os prótons e nêutrons. Ao seu redor ainda existem outras partículas que se movem na região chamada eletrosfera, os elétrons. Para este estudo vamos nos ater principalmente aos prótons e elétrons.

.

ambar e pena Eletrostática: Carga Elétrica e Elementar, Prótons e Elétrons Calcular
Atração entre um âmbar e uma pena

.

…………….Ambos são dotados de cargas elétricas opostas, o primeiro tem carga positiva (+) e o segundo carga negativa (-), o que não impede que seus valores absolutos sejam iguais. Já os nêutrons, como o próprio nome diz, são partículas que não possuem carga elétrica.

…………….Para entender o conceito de cargas opostas, basta lembrar do âmbar e da pena. Como um possui carga positiva e outro negativa, os dois se atraem. O mesmo acontece com as partículas. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração muito forte.

.

molecula atomica Eletrostática: Carga Elétrica e Elementar, Prótons e Elétrons Calcular

.

…………….O módulo da carga elétrica de um próton ou elétron recebe o nome de carga elementar. Ela é representada pela letra e minúscula (e) e é a menor quantidade de carga encontrada na natureza até hoje.  Ela vale 1,6 . 10^-19 C (um ponto seis multiplicado por dez elevado a menos 19 Coulomb).

…………….O Coulomb é a unidade muito utilizada para “medir” as cargas elétricas. Como é muito grande, possui muitos submúltiplos que são comumente usados em cálculos de carga. Confira a lista com os submúltiplos de Coulomb e seus valores Clicando aqui.

…………….Conhecendo a quantidade de carga elétrica presente num corpo é possível realizar uma série de cálculos de grande importância em vários meios. Para saber mais confira o post “Como Calcular a Carga Elétrica de um Corpo”.

…………….Mas e você, o que achou das dicas??? O texto foi útil para você??? Comente.

Assuntos do Artigo

  • carga elementar
  • carga eletrica elementar
  • o que e carga elementar
  • exercicios resolvidos sobre carga elétrica
  • força eletrica exercicios resolvidos
  • cargas eletricas exercicios resolvidos
  • carga elementar de um atomo
  • carga elementar exercicios resolvidos
  • como calcular wletrostaica