Scroll Top

Educação Musical

Enarmonia, O Que É, Intervalos Enarmônicos – Teoria Musical Online

Enarmonia

Hoje vamos estudar mais um capítulo da teoria musical, vamos falar da enarmonia, que é quando tocamos ou cantamos uma nota com grafia e nome diferentes, mas, com som igual. É a representação do mesmo som com escritas distintas, que surgiu a partir do sistema temperado, onde os semitons cromáticos e diatônicos igualaram-se.

Apesar de tocadas na mesma tecla quando estamos falando de órgão, piano ou instrumento musical com teclas, são lidas com nomes diferentes. Normalmente temos três notas com o mesmo som, exceto a nota sol# que tem como enamornia a nota láb e vice-versa.

enarmonia-notas-enarmônicas-teoria-musical-online-

A enarmonia é uma palavra de origem grega que significa “um som” e é muito usada nas modulações na música, ou seja, mudança de tom. Na harmonia musical, temos duas notas tocadas juntas, com nomes diferentes, mas com mesmo som e mesmo intervalo, os chamados intervalos enarmônicos.

Um intervalo enarmônico pode ser parcial, quando apenas uma nota é enarmônica ou ser um intervalo enarmônico total, quando as duas notas são enarmônicas.

Enarmonia parcial

Enarmonia parcial pode gerar quatro intervalos enarmômicos, só diminuindo para três caso uma das notas seja láb ou sol# e para dois quando as duas notas do intervalo forem láb e sol#.

Enarmonia total

Quando temos duas notas enarmônicas no mesmo intervalo, temos quatro intervalos enarmônicos, exceto quando temos o sol# ou o láb no intervalo que serão dois intervalos enarmônicos e um para intervalo entre sol# e láb.

Escreva seu comentário ou dúvida. 

Assuntos do Artigo:
  • o que vem a ser um intervalo enarmônico
  • o que vem a ser um intervalo enarnômico
  • tudo enarmonia musical

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Enarmonia, O Que É, Intervalos Enarmônicos – Teoria Musical Online!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: