Lição de casa

Endocitose (Fagocitose e Pinocitose) e Exocitose: Resumo e Explicação

Endocitose (Fagocitose e Pinocitose) e Exocitose: Resumo e Explicação

celula 2 Endocitose (Fagocitose e Pinocitose) e Exocitose: Resumo e Explicação

.

Você já ouviu falar em Endocitose e Exocitose??? Apesar do nome complicado, esses sã dois processos muito comuns no nosso corpo, que ocorrem constantemente dentro de nossas células. Assim como a Difusão SimplesFacilitada e a Osmose, esses são mecanismos de transporte de moléculas do meio intracelular para o extra celular e vice e versa.

A grande diferença entre os nomes acima é o tamanho das moléculas. Os tipos de Difusão e a Osmose transportam substância pequenas, capazes de passar pela membrana ou pelas proteínas transportadoras. Já na Endocitose e na Exocitose, é feito o transporte de moléculas maiores ou de maiores quantidades de material.

Mas afinal, como acontecem esses dois processos?! Você vai ver agora mesmo:

.

endocitose 2 1024x386 Endocitose (Fagocitose e Pinocitose) e Exocitose: Resumo e Explicação

………………..Endocitose:

É o processo em que a célula incorpora um material para depois diferi-lo. Pode ser de dois tipos: afagocitose e a pinocitose. O primeiro está relacionado a partículas grandes como microorganismos e é realizado por muitos organismos unicelulares e macrófagos. Já o segundo tipo está relacionado a moléculas menores dissolvidas emágua, sendo realizado por quase todas as células.

O material que é incorporrado fica numa vesícula que recebe o nome de fagossomo ou pinossomo, dependendo do tipo de endocitose. Em seguida essa vesícula se funde ao lisossomo que com a ajuda de suas enzimas, digere o material. Nesse processo , chamado de heterofagia, a vesícula recebe o nome de vacúolo digestivo. Geralmente o que é incorporado pela célula por endocitose vira alimento.

endocitose 2 Endocitose (Fagocitose e Pinocitose) e Exocitose: Resumo e Explicação
Processo de Exocitose

………………..Exocitose:

Depois que o material incorporado é digerido, sobram alguns resíduos que precisam ser eliminados. É justamente isso o que a exocitose faz. Esse resíduo fica numa estrutura chamada vacúolo residual. Através da exocitose ele se funde a membrana plasmática e é eliminado da célula num processo chamado clasmocitose. Existem casos em que a célula elimina secreções que atuam em outras partes do corpo de seres multicelulares.

.Mas e você, o que achou da explicação sobre endocitose??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • endocitose e exocitose
  • compare fagocitose pinocitose e exocitose
  • endocitose fagocitose pinocitose e exocitose
  • qual a diferenca entre endocitose e exocitose
  • endocitose fagocitose e pinocitose
  • endocitose e exocitose resumo
  • endocitose

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Bia Tavares disse:

    Uiu Adoreii…Mim Ajudou Muiito..Valeu Aw

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.