Meio Ambiente

Energia Solar: Como Funciona, Tipos Aproveitamento da Luz e Calor

Informações sobre Energia Solar, Como Funciona, Tipos de Aproveitamento da Luz e Calor.

.Energia Solar

A Energia Solar é aquela que aproveita a radiação vinda diretamente do sol. Considerada uma energia limpa, ela não polui durante a sua produção e é ideal para regiões remotas já que não exige grandes investimentos em linhas de transmissão e sua instalação é em pequena escala.

Existem várias formas de aproveitamento da radiação solar, sendo que algumas delas são: o aquecimento, a iluminação e a obtenção de outros tipos de energia usadas pelo homem como a energia elétrica, a mecânica e até mesmo a química.

.Esses tipos de aproveitamento se dão com ou sem o uso de dispositivos e equipamentos. A Arquitetura Bioclimática, por exemplo, consiste na construção e decoração de casas e edificações que garantam o melhor aproveitamento da luz e do calor do sol.

Já o aproveitamento Fototérmico consiste na utilização da energia do sol para o aquecimento de fluidos como a água e a secagem de grãos. É esse o procedimento usado no aquecimento de água que torna desnecessário o uso de energia elétrica.

.Além dos exemplos citados acima existe ainda um tipo de aproveitamento conhecido como Conversão Direta de Energia Solar em Energia Solar. Essa conversão pode ser feita pelo Efeito Fotovoltaico ou Termelétrico. Com o uso dos equipamentos adequados (coletores, concentradores ou paineis) radiação solar se transforma em energia elétrica ou mecânica.

Essa fonte de energia renovável é cada vez mais valorizada e muitos países começam a investir forte em Usinas Solares. Parece que o futuro energético do mundo está no astro que sempre fez parte de sua história. Mas e você, o que achou das informações?

Deixe o seu comentário sobre as informações sobre a energia solar.

Assuntos do Artigo:
  • energia solar como funciona
  • como funciona a energia solar
  • aproveitamento da luz solar

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.