Lição de casa Meio Ambiente

Energia Térmica Fototérmica Aquecimento de Fluidos Radiação Solar

Tudo sobre Energia Térmica ou Fototérmica: Aquecimento de Fluidos, Radiação Solar

.Energia Térmica ou Fototérmica

Não há como falar em Energia Solar sem citar o aproveitamento Térmico ou Fototérmico. Trata-se da absorção da radiação solar que é usada para aquecer fluidos como por exemplo a água que será usada para banhos, encher piscinas ou fazer a limpeza de ambientes.

Apesar de ser comumente usado no aquecimento de água, o sistema também é indicado para a obtenção de ar quente para secagem de grãos ou gases para acionamento de turbinas. Para que isso aconteça são usados equipamentos como coletores planos e concentradores.

.

A utilização dessa forma de energia implica saber captá-la e armazená-la. Os coletores solares e concentradores têm como objetivo específico captar a energia térmica, sendo que o que diferencia esses dois equipamentos é a presença ou não de um dispositivo de concentração, geralmente um tubo localizado no centro dos concentradores onde o fluido é colocado.

.Os coletores planos são mais indicados para o aquecimento de fluidos a temperaturas inferiores a 100 °C, como os líquidos destinados a uso doméstico ou comercial. Já os concentradores são mais indicados para a obtenção de vapores ou então aquecimento de gases que movimentarão turbinas para a produção de energia elétrica.

.O fluído aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até o seu uso final, o que permite que o sistema seja eficiente e mantenha-se abastecido mesmo em dias sem ou com pouco sol. Esse tipo de aquecimento de água é muito usado em residências e edifícios comerciais já que promove a redução do consumo de energia elétrica.

Mas e você, o que acha deste tipo de aproveitamento da radiação solar? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • energia termica
  • energia fototermica

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.