Música

Ernesto Nazareth: Biografia, Site, Partitura, Manuscrito, Vídeo Música

Ernesto Nazareth – Biografia e partituras

Veja os vídeos de umas das melhores músicas do compositor brasileiro e pianista.

 ernesto-nazarethErnesto Júlio Nazareth foi importante compositor e pianista da música brasileira. Nasceu em 20 de março de 1863, na escosta do Moreno Nheco (Morro do Pinto), na região do Porto no Rio de Janeiro.

Filho de dona Carolina Augusta Cunha Nazareth, com quem aprendeu suas primeiras notas ao piano. Ao perder a mãe, em 1874, Ernesto Nazareth, continuou seus estudos pianísticos com Eduardo Rodolpho de Andrade Madeira, Charles Lucien Lambert, seguindo posteriormente seus estudos musicais como autodidata.

Aos 14 anos compôs sua primeira música, a polca-lundu "Você Bem Sabe".

Ernesto Nazareth casou-se com Theodora Amália Leal de Meirelles, com quem teve quatro filhos,  Eulina, Diniz, Maria de Lourdes e "Ernestinho".

Considerado o pai do Chôro e um dos maiores músicos da Música Popular Brasileiro, Ernesto fundiu a música erudita e a música popular em suas composições.

Ernesto Nazareth compôs 28 polcas, 41 valsas, 88 tangos entre hinos, sambas, marchas, quadrilhas, "schottisches", "fox-trots", romances, e demais gêneros, totalizando 211 peças de autoria confirmada.

Vídeos de Ernesto Nazareth

Veja abaixo o tango brasileiro Brejeiro, composição de 1893.

Veja abaixo o vídeo do tango brasileiro Odeon, composição de Ernesto N. de 1910.


Ernesto Nazareth foi portador de Sífilis e sofria de crise nervosa, o que o levou a ser internado em manicômio, no qual faleceu em 1934, aos 70 anos, tentando fugir do hospital psiquiátrico.

Hoje temos disponível na internet o site de Ernest Nazareth onde você vai encontrar história e biografia do pianista e compositor, sua obras, partituras e manuscritos, tudo gratuitamente. Por Ernesto Nazareth já ter falecido há mais de setenta anos, suas obras já fazem parte do Domínio Público. Confira tudo no site –    http://www.ernestonazareth.com.br/

Gostou? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.