Remédios Caseiros

Erva mate – Benefícios A saúde e para Emagrecer, Contra–indicações do Chá Mate

Erva mate – Benefícios A saúde

No chimarrão, a erva mate fresca é tradição no sul do Brasil e segundo especialista em nutrição é saudável, ajuda emagrecer, diminui o colesterol ruim e rejuvenesce. A erva tostada é usada no preparo do chá mate, muito usado em preparo de bebidas geladas, com limão, no leite, puro, quente ou gelado.

Com gosto amargo, a erva mate tem efeito estimulante e tem também nutrientes importantes à saúde. Tanto a erva fresca no chimarrão ou a erva tostada, fria ou quente seus efeitos foram comprovados após pesquisas. Pessoas com colesterol alto e diabetes comprovaram a melhora no problema.

erva-mate-para-chimarrao-beneficios

Segundo estudos da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, o recomendado é beber 1 litro de chá mate ao dia, sendo 1 xícara das de chá 10 minutos antes, 1 xícara das de chá durante e 1 xícara das de chá 10 minutos após as 3 refeições principais. A função do chá mate nas refeições é inibir a absorção da gordura dos alimentos.

São duas colheres das de sopa da erva mate tostada para 1 litro de água. Aquecer a água a 90°C, quase fervendo, desligar o fogo, colocar a erva, tampar e aguardar amornar.

Outro efeito importante da erva mate é o antioxidante, com várias substâncias que agem no combate dos radicais livres. O uso freqüente do chá mate ajuda prevenir o envelhecimento precoce, ela previne doenças degenerativas, diabetes e certos tipos de câncer. Melhora a circulação, é estimulantes, ajuda na digestão, combate depressão, fortalece os músculos, melhora a memória, é diurético.

erva-mate-contra-indicacoes-beneficios

No caso de pessoas com diabetes, o uso do chá mate na dieta ajuda prevenir as complicações do diabetes como cegueira, problemas renais, doenças cardiovasculares e dos nervos, segundo estudos da UFSC, além da diminuição de 10% em média da glicose no sangue. A erva mate ajuda emagrecer, por acelerar o metabolismo e ajudar a queimar calorias.

Cafeína, teobromina, óleos essenciais, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, alumínio, magnésio, potássio e manganês. Encontramos na erva mate A, do complexo B, C e E.

Contra indicação da erva mate

Pessoas sensíveis a erva mate podem apresentar irritação na boca, taquicardia, dor estomacal e insônia. Em casos de hipertensão e anemia a erva mate deve ser evitada. Evite bebidas quentes demais que podem causar lesões que provocam câncer.

Escreva seu comentário sobre as dicas dos benefícios, nutrientes e contraindicações da erva.

Assuntos do Artigo:
  • chá mate contra indicação
  • chá DE ERVA mate benefícios e contra indicações
  • chá mate contra indicações
  • erva mate indicações
  • indicação e contra indicação do chimarão

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. crhistian disse:

    Troquei o café pelo cha mate realmente estou me sentindo muito melhor e o tom da pele mudou bastante, esta bem mais corada e deixa mais feliz.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.