Scroll Top

Lição de casa

Estequimetria: Como Calcular Proporções, Proust e Razão de Reagentes

.Estequimetria: Como Calcular Proporções, Proust e Razão de Reagentes

.Estequimetria

Para se realizar uma reação química é importante conhecer a quantidade de reagente necessária para que seja obtido o produto sem desperdício de material. Para isso você deve usar um cálculo matemático e se basear na Lei das Proporções Constantes também conhecida como Lei de Proust.

Como todos nós sabemos, a partir de certa quantidade de matéria-prima não se poderia fabricar quantidades arbitrárias de um produto. Para explicar a chamada "sobra" de reagentes que acontece em algumas reações, basta sabermos que existem relações proporcionais entre as massas envolvidas numa interação.

Retrato de Proust

.O cálculo usado se chama estequimétrico. A estequimetria, nome que significa "medir os constituintes elementares" é a base para os estudos quantitativos realizados a partir de uma equação balanceada ou das massas dos reagentes e produtos. Neste caso vamos estudar cálculos que se baseiam em dados de massa.

A primeira coisa a se fazer é encontrar a proporção entre as massas. Para isso você precisa ter dados de  dois ou mais experimentos realizados com os mesmos materiais. Só assim através da divisão você encontra a proporção. Veja a tabela abaixo que explica melhor como isso funciona:

 

.

Tendo em mão os dados acima e sabendo que a proporção entre as quantidades de reagentes dos dois experimentos é de 6,66, vamos supor que a tabela esteja incompleta. Vamos descobrir como encontrar o valor de x:

.

.

Isso é muito simples. Basta dividir a massa do reagente no primeiro experimento (3,20 g) por 6,66 que é o valor da proporção. Assim você encontra 0,480 g. Se preferir, realize a regra de três como  exemplo abaixo:

……………Exemplo:

HCl     NaOH

2,92   3,20  > 2,92.x = 3,20.0,438 > 2,92.x = 1,4016 > x = 1,4016/2,92 > x = 0,480

0,438     x

.Fácil, não?! Mas vale lembrar que nem sempre os reagentes representados reagem totalmente durante a interação. Por isso é importante considerar todas as informações dadas. Confira este outro exemplo. Tente resolvê-lo e depois compare com a explicação:

.

.

Qual a quantidade de oxigênio reage totalmente com 0,002 g de hidrogênio???

Resposta:

0,033 – 0,016 = 0,017 g

.Qual a proporção entre a quantidade de oxigênio que reage e a de hidrogênio que reage no primeiro experimento??? E a proporção da água produzida com o oxigênio???

Resposta:

Oxigênio/Hidrogênio >>> 0,017/0,002 = 8,5

Água/Oxigênio >>> 0,018/0,017 = aprox. 1,06…

Quanto de água pode ser produzido com 0,085 g de oxigênio??? Use a proporção calculada no exercício anterior.

Massa do oxigênio . Proporção >>> 0,085 . 1,06 = aprox. 90

Considerando que estamos trabalhando com valores aproximados, a diferença entre o resultado da conta e o expresso na tabela é aceitável.

Confira o video feito pelo Prof. Anderson "Dino" de Química para a "Oficina do Estudante":

.

http://www.youtube.com/watch?v=BralF7D9uko&feature=related

.

Seguindo este raciocínio você consegue descobrir qualquer valor na tabela. Não esqueça de subtrair o excesso para descobrir a massa do reagente que realmente participou da interação. Feito isso, tire a razão que será usada para descobrir os valores pedidos nos exercícios.

O que você achou das dicas??? Deixe o seu comentário.

           
           
         

 

Assuntos do Artigo:
  • lei de proust
  • como calcular proporção

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Estequimetria: Como Calcular Proporções, Proust e Razão de Reagentes!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: