Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança

Estresse na Gravidez – Como controlar, Prejuízos do Estresse ao Bebê

Estresse na Gravidez – Como controlar, Prejuízos do Estresse ao Bebê

estresse-na-gravidez-como-evitarNos dias de hoje é quase impossível vivermos sem estresse, e um pouco dele pode até fazer bem à saúde. O problema maior e que deve ser pensado é quando a mulher grávida se estressa muito. Confira quais são os prejuízos do estresse para o bebê e como evitar o estresse na gravidez.

O excesso do estresse é prejudicial à saúde,  e deve ser controlado, principalmente em mulheres gestantes. São muitas preocupações do dia a dia, mais a ansiedade da preparação do quartinho do bebê, do enxoval, o medo da hora do parto ou de algum problema que venha surgir no período da gestação, entre outros acontecimento que não controlamos e nos preocupam, tudo nos leva a um excesso de cuidados e reações emocionais que devem ser controladas para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

O estresse na mamãe grávida faz mal ao bebê no útero e fora dele. Ele pode alterar o sono do bebê, aumentar o risco da criança sofrer depressão no futuro além de outras complicações de saúde para a mamãe que pode comprometer o bebê. O estresse na gravidez pode causar partos prematuros, bebês com baixo peso. A mamãe estressada vai liberar hormônios que vão contrair o  útero, causar a diminuição da vascularização e trazer consequências negativas ao corpo da mulher, como baixar a imunidade, levar a hipertensão, aumentar os riscos de infecções e trazer prejuízos à saúde do bebê.

Estudos confirmam que 10% dos hormônios do estresse na gravidez são absorvidos pelo bebê, fazendo-o sofrer com alterações hormonais, seu corpinho vai reconhecer isto como normal, diminuindo os intervalos das fases do sono. As consequências são que a criança vai ser mais sensível ao estresse durante a gestação e após o nascimento.

A fase do sono é de grande importância para o desenvolvimento cerebral do bebê e da formação das sinapses ou comunicação entre neurônios.

Um criança em que a mãe passou por muito estresse durante a gravidez pode ser mais nervosa, agitada e ter dificuldade de atenção, portanto, é preciso controlar o estresse materno durante a gravidez. Parece impossível, porém não é. Com um pouco de esforço e amor ao seu bebê, tudo pode ser amenizado.

Confira dicas de como controlar o estresse na gravidez:

 

 – Apesar da correria, separe um tempo para laser ou fazer o que gosta;

 – Evite o nervosismo o máximo que puder;

 – Diminua a tensão e o ritmo no trabalho;

 – Leia em fontes confiáveis sobre ser mãe, coverse com seu médico e tie suas dúvidas sobre o parto e como cuidar de uma criança recem-nascida;

 – Pare de ingerir bebidas alcóolicas e fumar, é muito prejudicial ao bebê;

 – Divida suas emoções, medos e angústias com seu companheiro, mãe, irmã, ou alguém que confia muito;

 – Faça uma dieta equilibrada, livre de gorduras e doces, sempre com acompanhamento médico ou de uma nutricionista se possível;

 – Atividades físicas moderadas durante a gravidez é importante. Verifique a possibilidade de fazer uma caminhada, hidroginástica, alongamento ou algum tipo de ginástica com seu médico ginecologista;

 –  Beber bastante água sempre é bom;

 – Tenha uma noite de sono de oito horas;

 – Tente controlar sua emoções negativas, evite assuntos depressivos, filmes triste e mantenha o bom humor, seu bebê vai ganhar muito com isso.

Escreva seu comentário sobre o estresse na gravidez.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Estresse na Gravidez – Como controlar, Prejuízos do Estresse ao Bebê!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: