Curiosidades

Etiqueta Japonesa: Como se Portar num Evento do Japão, Refeição Dicas

Etiqueta Japonesa: Como se Portar

Não é de hoje que a cultura e a culinária japonesa vem conquistando os brasileiros. Os restaurantes típicos se espalham pelas cidades e hoje já existe um em cada travessa de São Paulo.

Mesmo  com tanto interesse ainda não podemos dizer que dominamos as regras de etiqueta japonesas. Pensando nisso nós separamos uma pequena lista com tudo o que você precisa saber e o que deve ser evitado em um encontro social com temática japonesa. Confira:

Etiqueta Japonesa Num restaurante

 

etiqueta-japonesa

* Lembre-se que a toalha aquecida (oshibori) que é entregue antes das refeições deve ser usada para limpar as mãos. Nada de tentar usá-la como guardanapo, hein! 

* O palitinho usado como talher (hashi) podem vir sem um suporte. Para não deixá-los diretamente na mesa você pode dobrar o envelope em que eles vieram e fazer dele um belo apoio. Lembre ainda que a posição correta dos hashis é paralelo a mesa, nunca perpendicular ao corpo.

etiqueta-japonesa-

Como usar hashi

* Se você não souber usar o hashi não tenha vergonha de pedir outro talher. É melhor confessar que não sabe do que acabar fazendo feio. Ainda quanto ao uso dos palitinhos, nunca os espete na refeição. Acredite, isso é feito com as oferendas aos mortos!

Servir bebidas

* Nunca se sirva com a bebida. No Japão o costume é servir aos outros e esperar que alguém te sirva.

* Não tenha vergonha de aproximar a tigela ou o prato do corpo caso sinta que vai derrubar o alimento antes que ele chegue a boca. Em um país onde se come com palitos isso é perfeitamente normal.

Etiqueta Japonesa Numa visita a casa de um amigo:

 

tudo-sobre-etiqueta-japonesa

 * Não se esqueça de levar um presentinho (omiyague) a quem você visita. Não importa o valor da lembrancinha, o mais legal é que ela tenha sido feita por você ou comprada com carinho.  

* Não se incomode se o anfitrião fizer barulho ao sugar uma sopa, por exemplo. Diferente do Brasil no Japão isso é um costume e pode até ser imitado se você quiser parecer mais familiarizado.

Gostou das dicas??? Foram úteis para você??? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.